DESPERDICE MENOS

Kimberly Franciéle Wiebeling, Viviane Cristina Baumgarten, Júlia Acunha, Fabiana Assmann Poll

Resumo


Entre os diversos tipos possíveis de desperdício, o de alimentos mostra-se com proporções de despesa condenáveis, tendo em vista os escassos e finitos recursos naturais do planeta. Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), anualmente por volta de um terço dos alimentos produzidos em todo o mundo não é consumido pela população, acabando por perder-se em alguma etapa da cadeia de produção ou sendo desperdiçado no consumidor final. Portanto, aproximadamente 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados, representando um montante de US$ 1 trilhão. Nesse processo, não ocorre somente o desperdício dos alimentos, mas sim, o desperdício de todos os recursos utilizados durante o processo de produção como, por exemplo, água, terra, adubos minerais e pesticidas, o que acaba acarretando impactos ambientais na atmosfera e na biodiversidade. A alimentação no Brasil, ainda hoje, é relacionada ao excesso, sendo essa cultura de abundância extremamente prejudicial e influente no processo do desperdício. Atualmente, pode-se observar um crescente acesso à internet, promovendo mudanças na forma como as pessoas interagem e acessam a informação; podendo-se, então, considerar as redes sociais como um poderoso meio de mobilização da população em diversos movimentos sociais. Tendo em vista esses fatos, com o presente projeto objetivou-se a ampliação da consciência sobre o desperdício de alimentos e a geração de um impacto positivo na mudança de hábitos de consumo alimentar. Para tanto, trabalhou-se na criação de um desafio realizado em dez passos para a redução do desperdício, e como meio de divulgação, criou-se uma conta na plataforma Instagram. A cada passo do desafio, lançou-se um hábito que auxilia no desperdício e, juntamente, uma tarefa na mesma temática, sendo essa uma forma de mudar a situação. A ideia era que os seguidores do perfil realizassem a tarefa e a documentassem, para aumentar a divulgação e estimular outros indivíduos a participarem. Além disso, houveram postagens com curiosidades e fatos sobre o tema e receitas para promoção do aproveitamento integral dos alimentos. Ao final, percebeu-se que o engajamento gerado foi maior que o esperado, as publicações eram compartilhadas, os desafios de fato foram realizados, documentados e enviados para o perfil. Ao postar as curiosidades e os fatos relacionados ao desperdício, muitos usuários esboçaram reações de surpresa, o que nos mostra que de alguma forma o objetivo do projeto foi atingindo. Foram feitas 23 publicações, atingindo um total de 77 seguidores.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2764-2135