DESENVOLVIMENTO DE UM PLANO COMUNICACIONAL DO PROGRAMA INOVA RS REGIÃO DOS VALES.
Resumo
Introdução: O Inova INOVA RS é um programa criado pela Secretaria Estadual de Inovação, Tecnologia e Ciência e regulamentado pelo Decreto nº 54767 de 22 de agosto de 2019 que visa colocar o Rio Grande do Sul como referência em inovação para desenvolvimento econômico local em oito macrorregiões do Estado. Na região dos Vales, o programa foi instituído em setembro de 2019 e busca estudar e explorar as potencialidades da região a fim de consolidar um ecossistema de inovação visando o desenvolvimento local sustentável a partir da ciência, tecnologia e inovação. Para o programa, a compreensão do termo ?inovação? abrange processos, práticas, técnicas, invenções e soluções tecnológicas dentro de um sistema. Os ecossistemas de inovação são espaços colaborativos - na maioria das vezes, polos tecnológicos - em que corporações se unem com a finalidade de formar um ambiente propício para a criação de novos produtos, serviços e projetos que visam a inovação e o desenvolvimento científico e tecnológico. O programa INOVA RS objetiva, inicialmente, o mapeamento das áreas de inovação para que ocorra a produção de projetos que estimulem o desenvolvimento tecnológico e científico em empresas da região de forma sustentável. A criação desses projetos de incentivo ao desenvolvimento local surge a partir de uma discussão entre a quádrupla hélice (sociedade civil organizada em conjunto com os setores empresarial, acadêmico e governamental), para que as demandas da comunidade dos Vales sejam entendidas e, após o planejamento das ações, alcançadas. A comunicação entre todos os setores da comunidade local se torna imprescindível para o sucesso do projeto - tanto entre os realizadores do programa, quanto para com a comunidade da Região dos Vales - já que se torna necessário o entendimento de como o Programa INOVA RS funcionará.
Objetivo: O presente trabalho busca estruturar o plano de comunicação das atividades do projeto INOVA RS e, a partir disso, analisar de que forma a comunicação impactará na realização do programa e de que forma a linguagem se altera ao ser divulgada para a comunidade local.
Metodologia: Preliminarmente, buscou-se criar uma rede de contatos com a imprensa local a fim de dar início ao processo de divulgação das ações, como a estrutura do programa e as reuniões da Mesa, por exemplo. Para subsidiar a apresentação das ações para a mídia, objetiva-se a criação de peças publicitárias a partir da identidade visual já existente do INOVA RS; releases dos eventos; cards explicativos para exposição do que se trata o projeto. O trabalho também busca explorar a construção da comunicação interna entre os atores locais da quádrupla hélice e, também, entre os gestores de cada macrorregião. Isso se dá pela criação de apresentações de ações já criadas e realizadas até agora, além do planejamento para os próximos passos (reuniões, projetos, conferências). A construção do plano de comunicação ocorre juntamente e de acordo com a definição das atividades elencadas para realização do Programa INOVA RS.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 2764-2135