DESENVOLVIMENTO DE UM PLANO COMUNICACIONAL DO PROGRAMA INOVA RS REGIÃO DOS VALES.

Ana Clara Seberino, Nathália Amarante Pufal, Thomas Müller Schmidt, Darliane Evangelho Silva, Andreia Rosane de Moura Valim

Resumo


Introdução: O Inova INOVA RS é um programa criado pela Secretaria Estadual de Inovação, Tecnologia e Ciência e regulamentado pelo Decreto nº 54767 de 22 de agosto de 2019 que visa colocar o Rio Grande do Sul como referência em inovação para desenvolvimento econômico local em oito macrorregiões do Estado. Na região dos Vales, o programa foi instituído em setembro de 2019 e busca estudar e explorar as potencialidades da região a fim de consolidar um ecossistema de inovação visando o desenvolvimento local sustentável a partir da ciência, tecnologia e inovação. Para o programa, a compreensão do termo ?inovação? abrange processos, práticas, técnicas, invenções e soluções tecnológicas dentro de um sistema. Os ecossistemas de inovação são espaços colaborativos - na maioria das vezes, polos tecnológicos - em que corporações se unem com a finalidade de formar um ambiente propício para a criação de novos produtos, serviços e projetos que visam a inovação e o desenvolvimento científico e tecnológico. O programa INOVA RS objetiva, inicialmente, o mapeamento das áreas de inovação para que ocorra a produção de projetos que estimulem o desenvolvimento tecnológico e científico em empresas da região de forma sustentável. A criação desses projetos de incentivo ao desenvolvimento local surge a partir de uma discussão entre a quádrupla hélice (sociedade civil organizada em conjunto com os setores empresarial, acadêmico e governamental), para que as demandas da comunidade dos Vales sejam entendidas e, após o planejamento das ações, alcançadas. A comunicação entre todos os setores da comunidade local se torna imprescindível para o sucesso do projeto - tanto entre os realizadores do programa, quanto para com a comunidade da Região dos Vales - já que se torna necessário o entendimento de como o Programa INOVA RS funcionará.

Objetivo: O presente trabalho busca estruturar o plano de comunicação das atividades do projeto INOVA RS e, a partir disso, analisar de que forma a comunicação impactará na realização do programa e de que forma a linguagem se altera ao ser divulgada para a comunidade local.

Metodologia: Preliminarmente, buscou-se criar uma rede de contatos com a imprensa local a fim de dar início ao processo de divulgação das ações, como a estrutura do programa e as reuniões da Mesa, por exemplo. Para subsidiar a apresentação das ações para a mídia, objetiva-se a criação de peças publicitárias a partir da identidade visual já existente do INOVA RS; releases dos eventos; cards explicativos para exposição do que se trata o projeto. O trabalho também busca explorar a construção da comunicação interna entre os atores locais da quádrupla hélice e, também, entre os gestores de cada macrorregião. Isso se dá pela criação de apresentações de ações já criadas e realizadas até agora, além do planejamento para os próximos passos (reuniões, projetos, conferências). A construção do plano de comunicação ocorre juntamente e de acordo com a definição das atividades elencadas para realização do Programa INOVA RS. 


Conclusões: Espera-se, com essa ação, analisar a forma como o desenvolvimento de um plano comunicacional em um projeto de inovação, ciência e tecnologia impacta a sua realização. Além disso, busca-se compreender de que forma a linguagem se altera ao dialogar com a comunidade numa área com termos técnicos e científicos definidos.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2764-2135