MENINAS NAS CIÊNCIAS: DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DURANTE A PANDEMIA

Pâmela Rodrigues de Oliveira, Aline da Rosa Ortiz, Fernanda Theisen, Pâmela Cristina Tatsch, Leticia Diesel

Resumo


Resumo: A engenharia, assim como as ciências exatas, é estimuladora do desenvolvimento e tem como objetivo promover à sociedade soluções significativas para problemas. Porém, verifica-se que, nestas áreas, nas quais se visualiza uma maior atuação do sexo masculino, encontram-se lacunas quanto à inclusão feminina no ambiente profissional. Com o objetivo de aumentar a participação feminina nas respectivas áreas, o projeto Meninas nas Ciências visa incentivar e promover o interesse de meninas do Ensino Fundamental e Médio em ingressar nos cursos de ciências exatas e engenharias. Foram selecionadas cinco escolas da região, localizadas no centro da cidade e em bairros de vulnerabilidade social. Através de oficinas com montagens dos kits funcionais, assim como palestras e aulas práticas presenciais, foram introduzidos e trabalhados diversos conceitos de engenharias. Porém, durante do cenário da Pandemia, causado pelo Covid-19, a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), onde aconteciam as oficinas, teve suas atividades suspensas no ato presencial, em 16 de março de 2020. Dentre elas, as atividades realizadas nos Laboratórios da instituição, as visitas nas escolas e a realização do trabalho final, que seria apresentado pelas meninas participantes do projeto, foram postergadas. Com isso, as atividades foram adaptadas ao ambiente virtual, possibilitando a realização de um maior número de palestras online, e viabilizando, de certa forma, a continuidade do projeto, através de diálogos e reflexões, buscando incentivar a inclusão das meninas na área das exatas, reforçando a elas, que, mesmo com as dificuldades, devemos seguir estudando e não desistir daquilo que buscamos para o nosso futuro. Também ocorreram encontros com coordenadoras de projetos semelhantes, inclusive da UNB, de Brasília, sendo um momento de troca de informações e experiências de projeto com o mesmo objetivo, em estados diferentes. Porém, como ponto negativo, foi percebido que nem todas as participantes têm acesso à internet, tanto por questões de vulnerabilidade social como por residência em localidades de difícil acesso. Devido à desigualdade social, houve uma dificuldade em entrar em contato com algumas das meninas que não possuíam acesso à internet, o que foi mais uma dificuldade encontrada perante a pandemia. Mesmo com os prós e contras das atividades no ambiente virtual, foi uma forma encontrada para a continuidade do projeto, e, ainda assim, promover eventos que não seriam possíveis mesmo de forma presencial. O projeto não finalizou como o planejado, mas, de certa forma, ainda com a pandemia, obteve resultados positivos, como o interesse de algumas bolsistas em entrar em um dos cursos de ciências exatas, cogitando continuar os estudos após finalizarem o ensino médio.


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ISSN 2764-2135