FERRAMENTA IDEIAWARE PARA PROVER CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO EM ORGANIZAÇÕES: DESENVOLVIMENTO DE ATUALIZAÇÕES
Resumo
O desenvolvimento de plataformas para virtualizar serviços ou processos está cada vez mais frequente, pela praticidade que podem oferecer. Os processos de criatividade e inovação podem ser auxiliados por diversos métodos e, nesse sentido, a ferramenta IdeiaWare auxilia esses processos por meio de ferramentas do Design Thinking, como storytelling, persona e point of view, seguindo a proposta de virtualização das funcionalidades oferecidas. Dessa forma, usuários de diferentes localizações podem colaborar entre si, sem necessidade de encontros presenciais, o que torna possível também a elaboração e desenvolvimento de ideias entre diferentes sedes de organizações ou, até mesmo, entre organizações diferentes. Essa interação é possível a partir do módulo de colaboração de ideias, um espaço virtual de trocas, disponível na ferramenta IdeiaWare. Nessa etapa do projeto, o objetivo é aprimorar as funcionalidades da ferramenta, a fim de torná-la mais acessível e de fácil entendimento a diferentes usuários, já que a usabilidade de uma plataforma virtual é um dos principais fatores para que os usuários tenham uma boa experiência de interação. Como metodologia, alguns passos foram realizados até o momento: i) desenvolvimento do módulo de captura de vídeo da webcam do usuário e da tela do computador, para que, com auxílio do software FaceReader, fosse possível identificar pontos críticos no processo de interação dos usuários com a ferramenta IdeiaWare; ii) melhorias de usabilidade, a partir dos testes realizados com colaboradores de empresas que apontaram sugestões de atualizações para melhoramento das funcionalidades; iii) as atualizações sugeridas foram analisadas de acordo com o objetivo do projeto da ferramenta, da necessidade dos usuários e da quantidade de usuários que apontavam a mesma funcionalidade. Assim, foram priorizadas três atualizações principais: i) inserção de uma opção para ?busca por ideias? no módulo de colaboração, para facilitar aos usuários visualizarem as ideias sobre determinado assunto; ii) tornar o módulo de storytelling colaborativo, a fim de habilitar a possibilidade de colaboração de todos os usuários colaboradores em uma ideia, já que anteriormente só era possível ao líder da ideia trabalhar neste módulo; e iii) implementação da opção de cadastro de gestores por empresas, possibilitando a cada empresa ter o seu próprio gestor como um dos atores na ferramenta, fazendo com que as suas ideias e de as seus colaboradores sejam privadas. Nessa última atualização, foi preciso criar uma opção de ?convite de usuários? para a participação da equipe de determinado gestor, essa interface se faz necessária para que usuários sem permissão não ingressem em equipes fechadas ao público e que gestores não possam acrescentar usuários sem a devida permissão. Como resultados, destaca-se as atualizações desenvolvidas a partir das necessidades advindas dos usuários nos testes e um novo módulo de captura de vídeo. No decorrer das atualizações, observou-se também que seria necessária uma solução para acrescentar usuários em equipes determinadas pelos gestores.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 2764-2135