USO DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NA QUALIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Resumo
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é uma ferramenta voltada ao processo de construção do conhecimento, principalmente em momentos nos quais não é possível ter o estudante presencialmente em uma sala de aula. Esta ferramenta pode ser acessada de forma digital a qualquer momento e lugar, podendo ser utilizada para diversas funcionalidades. Uma dessas aplicações possíveis se dá em processos que envolvem Aprendizagem Organizacional (AO), considerada como um meio de renovação estratégica, cujo principal papel é desenvolver as competências e a qualificação de seus colaboradores, promovendo renovação estratégica e, consequentemente, o crescimento da organização. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo refere-se ao levantamento de requisitos para que um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) contribua para a Aprendizagem Organizacional nas Organizações. Para isso, a metodologia utilizada: i) inclui a realização de uma bibliometria nas bases de dados Scopus, Scielo e Science Direct. Essa técnica é utilizada para mensurar/avaliar a disseminação da produção de conhecimento científicos de forma quantitativa e estatística, com o objetivo principal de analisar um determinado tema; ii) proposta de incorporar os requisitos definidos no AVA personalizado em desenvolvimento pelo grupo de pesquisa. No contexto desta pesquisa, o levantamento foi realizado em plataformas online de base de dados, através de acesso à plataforma disponibilizada pela Instituição (Portal de Periódicos da CAPES) no mês de maio de 2020. Em cada base, foi realizada a pesquisa com os termos ?virtual learning environment?, ?organization learning? individualmente e, após, unidos pelo operador booleano AND, utilizando como critérios o idioma inglês e obra do tipo artigo científico completo publicado nos últimos cinco anos. Como resultados da busca dos termos em conjunto, foram encontrados cinco artigos na Science Direct, quatro artigos na Scopus e trinta e um artigos na Scielo. Desses quarenta artigos, um deles era duplicado, restando trinta e nove artigos para análise. Como resultado parcial, foi elaborada uma planilha que categoriza os artigos a partir dos dados referentes aos autores, título, base de dados, periódico, ano de publicação, objetivo do artigo, metodologia adotada, principais resultados alcançados e conclusões. A partir da bibliometria realizada foi possível identificar os artigos que correlacionam os conceitos Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e Aprendizagem Organizacional, dando embasamento teórico para a pesquisa. Como perspectivas futuras, será realizada análise do conteúdo abordado nos artigos, levantando requisitos para a aprendizagem organizacional. Dentre os requisitos identificados, um AVA deve proporcionar: espaço de fóruns para discussão e troca de ideias; programas online de treinamento e educação sem intervenção, o que é possível com o uso de agentes pedagógicos virtuais; avaliação das competências e habilidades dos colaboradores da organização para geração de aprendizado (gerar um mapa e perfil das competência individuais e organizacionais); uso em plataformas de intranet da organização e também celulares.
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ISSN 2764-2135