USO DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NA QUALIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL

Júlia Roberta Quoos Alves, Anna Carolina Kern Gonçalves, Danielli Cossul, Fernando da Costa Kudrna, Rejane Frozza, Rejane Frozza

Resumo


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é uma ferramenta voltada ao processo de construção do conhecimento, principalmente em momentos nos quais não é possível ter o estudante presencialmente em uma sala de aula. Esta ferramenta pode ser acessada de forma digital a qualquer momento e lugar, podendo ser utilizada para diversas funcionalidades. Uma dessas aplicações possíveis se dá em processos que envolvem Aprendizagem Organizacional (AO), considerada como um meio de renovação estratégica, cujo principal papel é desenvolver as competências e a qualificação de seus colaboradores, promovendo renovação estratégica e, consequentemente, o crescimento da organização. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo refere-se ao levantamento de requisitos para que um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) contribua para a Aprendizagem Organizacional nas Organizações. Para isso, a metodologia utilizada: i) inclui a realização de uma bibliometria nas bases de dados Scopus, Scielo e Science Direct. Essa técnica é utilizada para mensurar/avaliar a disseminação da produção de conhecimento científicos de forma quantitativa e estatística, com o objetivo principal de analisar um determinado tema; ii) proposta de incorporar os requisitos definidos no AVA personalizado em desenvolvimento pelo grupo de pesquisa. No contexto desta pesquisa, o levantamento foi realizado em plataformas online de base de dados, através de acesso à plataforma disponibilizada pela Instituição (Portal de Periódicos da CAPES) no mês de maio de 2020. Em cada base, foi realizada a pesquisa com os termos ?virtual learning environment?, ?organization learning? individualmente e, após, unidos pelo operador booleano AND, utilizando como critérios o idioma inglês e obra do tipo artigo científico completo publicado nos últimos cinco anos. Como resultados da busca dos termos em conjunto, foram encontrados cinco artigos na Science Direct, quatro artigos na Scopus e trinta e um artigos na Scielo. Desses quarenta artigos, um deles era duplicado, restando trinta e nove artigos para análise. Como resultado parcial, foi elaborada uma planilha que categoriza os artigos a partir dos dados referentes aos autores, título, base de dados, periódico, ano de publicação, objetivo do artigo, metodologia adotada, principais resultados alcançados e conclusões. A partir da bibliometria realizada foi possível identificar os artigos que correlacionam os conceitos Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e Aprendizagem Organizacional, dando embasamento teórico para a pesquisa. Como perspectivas futuras, será realizada análise do conteúdo abordado nos artigos, levantando requisitos para a aprendizagem organizacional. Dentre os requisitos identificados, um AVA deve proporcionar: espaço de fóruns para discussão e troca de ideias; programas online de treinamento e educação sem intervenção, o que é possível com o uso de agentes pedagógicos virtuais; avaliação das competências e habilidades dos colaboradores da organização para geração de aprendizado (gerar um mapa e perfil das competência individuais e organizacionais); uso em plataformas de intranet da organização e também celulares.

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ISSN 2764-2135