UMA EXPERIÊNCIA POÉTICA NO PROJETO LEITURA CLANDESTINA: INTERPRETAÇÕES DE CLARICE EM CORPOS, VOZES E PAPÉIS

Talita Hoelz Ploia, Andressa dos Santos Torres, Daniela Machado de Oliveira, Maria Cristina Michel Heffel, Ângela Cogo Fronckowiak

Resumo


Idealizado por acadêmicos de Letras, o projeto Leitura Clandestina é uma proposta que visa homenagear Clarice Lispector, escritora brasileira que transformou o cenário literário de sua época e inspirou mudanças posteriores. Neste ano, é comemorado o centenário da romancista, contista e cronista ímpar e observa-se que, por ser considerada de difícil interpretação, hoje, seus textos alcançam poucos estudantes, com os quais a autora sempre gostou de manter contato, conforme contou em entrevista à TV Cultura em 1977. É com o objetivo de aproximar estudantes da obra clariceana que o projeto surgiu, sonhado para adentrar as salas de aula virtuais de diversas regiões do Brasil, além de proporcionar uma vivência poética por meio da leitura. As intenções são plurais, mas destacamos o aprofundamento dos alunos com os textos, de forma que possam vivenciar as narrativas e compreender um pouco mais sobre o que é ser humano com as paixões que nos transpassam. Almejamos que os participantes deixem-se ser tomados pela prosa poética de Clarice e parem para ver o cotidiano com mais calma, a fim de serem transformados pelo instante - como ela fez usando a palavra e colocando-a no papel de uma maneira tão intensa - ao mesmo tempo em que, especialmente os alunos convidados, aprimorem suas habilidades relacionadas à leitura. De acordo com os preceitos de Extensão Universitária, também pretende-se desenvolver habilidades educativas e metodológicas junto da UNISC, uma vez que somos futuros professores em formação. A ação ocorre em parceria com professores de Literatura ou Língua Portuguesa/Estrangeira da comunidade regional e nacional, os quais foram, inicialmente, convidados e convidaram suas turmas para a leitura de contos e de crônicas da autora. A partir da interpretação individual e subjetiva de cada aluno, que carrega em seu corpo vivências diversas e entende o mundo à sua maneira singular, é que ocorre o ato concreto: uma produção interpretativa de Clarice. Julgamos ser importante essa resposta artística, pois, assim, o leitor passa a ser mais ativo e pode traduzir em linguagem suas impressões sobre as narrativas. Nossa proposta tem sua culminância através de publicações em um perfil do Instagram, aberto e de forma gratuita, onde buscamos despertar a curiosidade e o interesse do público em aprender mais sobre Clarice Lispector, sua vida e suas obras, além de mostrar seu lado artístico com a exibição de algumas de suas pinturas. Intencionamos, também, que não só professores e alunos participem. Para isso, criamos um formulário online para acolher contato de usuários da plataforma dispostos a integrar a ação, sempre com os termos de consentimento para uso da imagem e da voz. A escolha desses meios deve-se à atual situação de pandemia, que impossibilita o contato e aglomerações que, outrora, seriam utilizadas para materializar o projeto. Mesmo que o Leitura Clandestina não tenha terminado, os resultados já podem ser vistos e nos enchem de alegria. Os participantes se mostram entusiasmados e criativos, dispostos a deixar florescer em si mesmos o poético. Vemos, nesse projeto, a possibilidade de  ajudar crianças e adolescentes a terem contato com a obra de Lispector, na esperança de que encontrem, na literatura, a alternativa de ressignificar a vida, refletir sobre o que sentimos, auxiliar a transbordar o que nos preenche e sufoca, possibilitando a ação poética gestada a partir de sentimentos e sensações.

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ISSN 2764-2135