EXPERIÊNCIAS COM OFICINAS DE PRODUÇÃO DE FANFICS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Bruna Elise Stumm, Monique Carolina Corrêa Gomes, Maria Regina Manganelli, Fabiana Quatrin Piccinin, Letícia da Rosa Fregapani, Ângela Cogo Fronckowiak

Resumo


A fanfic é um gênero muito famoso no ambiente virtual, pois faz a reunião de diversas narrativas que os fãs escrevem sobre uma história pré-existente, podendo, esta última, ser literária, cinematográfica ou gamer.  Com o objetivo de fomentar a leitura e a escrita criativa dentre o público infantojuvenil, criamos um projeto que prevê a elaboração de fanfics, levando a literatura para o cotidiano de crianças e adolescentes. A partir das aulas das disciplinas Diálogos Educacionais Comunitários e Estética Midiática, as licenciandas em Letras que idearam este projeto sentiram-se motivadas a proporcionar às crianças um momento de troca literária e de estímulo à imaginação, em meio à situação adversa de isolamento social que elas têm experienciado, auxiliando-as, igualmente, na ampliação da literacia. O projeto, inicialmente, se fundamentou no desejo de criar e aplicar oficinas com turmas voluntárias, e foi, inicialmente, pensado para escolas de Educação Básica. O primeiro grupo participante foi uma turma de 6º ano do Colégio Gaspar Silveira Martins, da cidade de Venâncio Aires, contando com a participação de 23 estudantes. Foram utilizadas as plataformas virtuais Google Meet e Classroom para auxiliar na comunicação e troca de experiências com os alunos. Após estudos e análises das habilidades dispostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a turma do 6º ano, ao que se refere à disciplina de Língua Portuguesa, encontramos embasamentos importantes que nos auxiliaram no desenvolvimento dos encontros como, por exemplo, o uso das competências do Campo Artístico-Literário para a construção das atividades. No transcurso do processo de realização das ações, contamos com a parceria de uma mestranda do PPGL, em fase de realização de sua pesquisa, que aborda aspectos relativos à concepção de leitura por parte de docentes da Educação Básica e como eles influenciam no modo como percebem a mediação. Juntas, estudamos e procuramos trazer recursos visuais e interativos ? como conteúdos de sites para fazer a exemplificação do que é uma fanfic ?, abordar temáticas sociais ? por meio da leitura compartilhada ? e realizar conversas a respeito dos assuntos que emergiram e, principalmente, do ato de escrever. Além dos momentos de leitura, motivamos a escrita de fanfics inspiradas nos livros lidos, instigando o movimento de retorno aos textos já escritos, fazendo os ?escrileitores? repensarem a estrutura de suas produções. Para a reformulação, os estudantes tiveram suporte individualizado através de comentários que assinalaram os principais pontos em cada texto. Houve bastante empenho, tanto no momento de escrita quanto de reescrita das fanfics, assim como entendemos que a perspectiva de ter seus textos reunidos em um blog ressignificou, novamente, sua escrita. Como resultados parciais temos, então, a elaboração de fundamentação teórica significativa para abordar o gênero fanfic, a criação de um blog e, finalmente, à medida que os encontros foram acontecendo, a consciência do enriquecimento da capacidade de reflexão dos estudantes a respeito de temas não recorrentes no dia a dia e a elaboração de narrativas criativas inspiradas nessas ideias. Por fim, a realização do projeto com esta primeira turma foi muito enriquecedora para o avanço das práticas docentes das licenciandas e pesquisadora envolvidas. Tendo em vista os resultados positivos atingidos, pretendemos dar continuidade às oficinas em outras escolas, alcançando, também, a rede pública.

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ISSN 2764-2135