DOCÊNCIA COMPARTILHADA: ESTÁGIO NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA (COVID-19)

Francine Morsch, Susana Margarita Speroni

Resumo


O presente artigo relata um conjunto de experiências em torno do processo de docência compartilhada, constituída, a partir da realização do estágio obrigatório nos Anos Inicias do Ensino Fundamental. A construção dessa nova docência buscou dialogar com as necessidades emergentes do ensino remoto, causado pela pandemia do novo Coronavírus (COVID-19). Nesse sentido, foi o objetivo geral, desse estágio, promover uma comunicação e interação entre as escolas públicas do município de Santa Cruz do Sul e a Universidade de Santa Cruz do Sul- UNISC. Na perspectiva, assim,  de potencializar e concretizar a construção de novos conhecimentos, na busca de melhorias nas novas modalidades de ensino. Os objetivos específicos foram o de conhecer e apresentar novas ferramentas on-line que possibilitam a construção de matérias didático-pedagógicos, avaliativos e de interação entre professor e aluno, tais como: Google ClassRoom, Canva, InShot, YouTube, Google Meet e Padlet, bem como apresentar e utilizar o WhatsApp para estabelecer a mediação e comunicação com os alunos e professores. A utilização correta e adequada dos meios de comunicação, (notebook, computador, tablets e celulares) também foram utilizados como objetivo central do nosso trabalho, nesse estágio com os educandos dos anos inicias do Ensino Fundamental. Aprender a posicionar-se frente a um computador, comunicar-se e interagir com os colegas de forma on-line e a conhecer as diferentes ferramentas que possibilitam a construção de uma aula síncrona também foram os objetivos específicos do mesmo. Dessa maneira, a metodologia utilizada para a realização de tais objetivos, incluiu encontros on-line de discussão e planejamento com professores das escolas públicas do município e também da rede estadual de educação, professores, orientadores e alunos da universidade. Foram parceiros e apoiadores dessa ação a Secretaria Municipal de Educação de Santa Cruz do Sul- SME, 6ª Coordenadoria Regional de Educação- 6ª CRE, o Departamento de Ciências, Humanidade e Educação, o Curso de Pedagogia e a Universidade de Santa Cruz do Sul. A partir desses encontros e trocas de experiências demos resultado à construção de um curso de formação continuada, gratuita, a respeito de metodologias ativas no ensino remoto, ofertada aos professores das redes de ensino anteriormente citadas, bem como às alunas da graduação em Pedagogia, a construção de materiais pedagógicos, planejamento de aulas síncronas e assíncronas e encontros on-line entre professora e estagiaria com a turma de alunos do 4º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O texto apresenta a análise discursiva dos materiais produzidos, o retorno das atividades e materiais pedagógicos produzido pelos alunos da turma, além das reflexões em torno da construção e da prática desse estágio compartilhado.


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ISSN 2764-2135