O ESTÁGIO CURRICULAR: CURSO DE PEDAGOGIA E A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA UNISC

Larissa Pacheco dos Santos, Carla Lavínia Pacheco da Rosa

Resumo


Apresentamos uma reflexão sobre a experiência pedagógica vivida no período de Estágio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Curso de Pedagogia/UNISC e a participação como bolsista no Programa Residência Pedagógica, CAPES/UNISC. O estágio curricular acontece no oitavo semestre do curso. A bolsa foi acessada via edital, aprovado no ano 2018, organizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Os objetivos, do estágio e da bolsa, se somam, à medida que, ambos oportunizam valorizar a ação docente e aperfeiçoar a formação de licenciados para a Educação Básica. Para alcançar tais objetivos, ocorreu a promoção e a inserção qualificada de licenciados no cotidiano de escolas públicas, além de maior interação entre educação básica e educação superior. O objetivo dessa reflexão é socializar as experiências de docência vividas nos anos de 2018 e 2019, período em que atuamos como bolsistas e que resultou no vínculo intenso e qualificado com a escola, permitindo a realização do estágio dos Anos Iniciais. A metodologia para o desenvolvimento das ações exigiu a escrita de diagnóstico das principais características da organização escolar e a caracterização social, política, econômica e cultural da comunidade onde a escola se insere. Conhecemos a estrutura física e os recursos financeiros. Visualizamos o organograma, atribuições e funcionamento dos setores. Convivemos com funcionários, professores e gestores. Vimos como acontecia a participação da comunidade e das famílias e suas diferentes configurações. Realizamos a leitura e domínio dos documentos de gestão e de organização Pedagógica tais como, Proposta político-pedagógica, Regimento Escolar, Planos de Estudos, entre outros e, acompanhamos o desempenho da escola em relação aos dados de aprovação, reprovação, evasão e classificação. Nossa experiência enriqueceu a formação ao possibilitar uma prática docente compartilhada e fundamentada em orientações trazidas pelo programa e pelo currículo do curso de graduação. Desenvolvemos uma série de ações e atividades, tanto pedagógicas como burocráticas. Participamos de reuniões de professores, encontros de estudo, organização de eventos da escola, entre outros, o que possibilitou ter uma visão mais expandida do fazer docente e das ações que são atribuídas a esse profissional. Fazer parte desse movimento nos permitiu criar vínculos, ampliar horizontes e não somente estagiar, mas viver e sentir essa experiência de todas as formas possíveis. Viver o cotidiano da escola permitiu conhecer os problemas e as dificuldades da vida de professor e vislumbrar possibilidades de um futuro mais promissor. Pensamos em espaços coletivos. Discutimos documentos e organizamos momentos pensando no que era melhor para as crianças. Na escola vivemos as nossas maiores alegrias e nossa realização enquanto profissionais iniciantes. Estar com as crianças em diferentes momentos e situações, conhecer suas dúvidas e muito mais, conhecer os problemas que elas enfrentam diariamente, não somente na escola, mas na comunidade e no bairro, nos fez perceber o quanto é importante e necessário sabermos acolher, respeitar e ouvir o que o outro tem a nos dizer. A oportunidade de estar com uma turma por um período maior que quinze dias, permitiu um diálogo aberto, que nossa relação se expandisse e criássemos vínculos fortes, que nos possibilitou dialogar sobre muitas coisas para além do conteúdo escolar. Foi uma grande e qualificada imersão.

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ISSN 2764-2135