AVALIAÇÃO DO ACOLHIMENTO NA PRODUÇÃO DE SERVIÇO DE SAÚDE ? CLÍNICA DE ODONTOLOGIA DA UNISC

Jamile da Rosa, Michele Altermann Platen, Wesley Misael Krabbe, Beatriz Baldo Marques

Resumo


Introdução: No Brasil, o acolhimento é uma estratégia em saúde a partir da implementação da Política Nacional de Humanização (PNH), que apresenta como enfoque o repensar do modelo de gestão no Sistema Único de Saúde (SUS). Por essa razão, o acolhimento pode ocasionar a reestruturação do serviço de saúde ao atender positivamente os problemas enfrentados da saúde dos usuários. O acolhimento possibilita uma reflexão acerca dos processos de trabalho em saúde, pois estabelece uma relação concreta e de confiança entre o usuário e o profissional ou a equipe, estando diretamente orientado pelos princípios do SUS, podendo atender às demandas da sociedade e estabelecer relação com os outros serviços de saúde, de maneira regionalizada e hierarquizada. É um recurso destinado a apoiar a qualificação do sistema de saúde, pois possibilita ao usuário o acesso a um cuidado justo, ampliado e integral, a partir do reconhecimento de que esse acesso é um direito humano fundamental. Objetivo(s): O objetivo desta pesquisa é avaliar o acolhimento na perspectiva do usuário que busca atenção à saúde bucal na Clínica de Odontologia da UNISC. Metodologia: Esta pesquisa se caracteriza, por seus objetivos, em um estudo de abordagem qualitativa, quantitativa e descritiva, visando compreender a percepção/satisfação dos usuários perante a qualidade do acolhimento no serviço de Odontologia da Clínica de Odontologia de Santa Cruz do Sul. O estudo obteve a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da UNISC (CEP-UNISC), mediante o Parecer nº 4.139.915. A coleta de dados foi realizada no período de julho a setembro de 2020. Os sujeitos do estudo são os usuários atendidos na disciplina de Estágio Supervisionado em Prótese, na Clínica de Odontologia da UNISC, no período de 2019/1, e que autorizaram sua participação. Nesse período, 219 usuários buscaram atendimento na disciplina de Estágio Supervisionado em Prótese, conforme consta no sistema de cadastro da Clínica de Odontologia da UNISC. Resultados: Devido a pesquisa estar em andamento, até o momento foram entrevistados 149 pacientes, os quais aceitaram a participação e colaboração com a pesquisa; 14 recusaram participação, 39 não conseguimos contato e excedemos as tentativas, os quais foram removidos da pesquisa; 2 pacientes menores de idade também foram removidos da pesquisa, estando fora dos critérios de inclusão e, 16 pacientes ainda não foram contatados, apresentando um percentual de participação de 68% até o momento. Um dos questionamentos foi ?Em geral, como você classificaria a acolhida dos profissionais??. Percebeu-se que até o momento a maioria dos questionários apresenta-se com resultados positivos, onde o serviço recebeu grandes elogios por partes dos participantes. Conclusão: As entrevistas realizadas por telefone móvel foi a alternativa adotada, sendo que a ideia inicial eram entrevistas presenciais, através de questionários autoaplicáveis. No entanto, ao nosso ponto de vista, se apresentou como uma opção melhor da qual pudemos ter um contato mais direto com os pacientes, e esses puderam relatar mais abertamente suas experiências, contribuindo com a pesquisa. De uma forma geral, a maioria dos entrevistados apresentaram satisfação com o serviço proposto na Clínica de Odontologia da UNISC, não relatando nenhuma sugestão de melhoria para o serviço.

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ISSN 2764-2135