IMPLANTAÇÃO DO MÓDULO DE SENSORIAMENTO DO VEÍCULO BAJA-UNISC

Felipe Schmidt Kerner, Fernando Sansone de Caralho, Flávio Thier

Resumo


A Equipe Baja de Galpão é um projeto de extensão da Universidade de Santa Cruz do Sul, que gerencia, projeta, constrói, testa e promove um veículo off-road do tipo Baja, com o intuito de ser posto em competições estudantis promovidas pela SAE BRASIL (Society of Automotive Engineers). O foco não está somente nas competições, mas também na construção de conhecimento por parte de quem participa do projeto de extensão, ou seja, a equipe sempre está em busca de um aprimoramento contínuo, baseado em estudos técnicos, melhorias de projeto e uma gestão bem estruturada, que resultará em melhores níveis nos âmbitos competitivos, contribuindo para propagandear o nome da universidade e a formação de engenheiros. As participações da equipe exigem preparação para que o desempenho seja competitivo e para que a equipe alcance sempre as metas estabelecidas. Uma das exigências impostas pela competição, são as apresentações de projeto técnico por sistemas, nas quais o projeto Elétrica está inserido. Assim, este trabalho apresenta o desenvolvimento do módulo de sensoriamento do sistema Elétrico do protótipo BG20.1, a primeira versão de quatro, do veículo desenvolvido e fabricado em 2020 pela equipe, e que participará de competições nos próximos anos, sendo regionais, nacionais e mundiais.

 O sistema Elétrico contempla diversos pontos da concepção geral do protótipo, porém o trabalho irá  basear-se no módulo de sensoriamento do veículo, que deve garantir que todos os dados sejam coletados e enviados ao módulo principal para processamento e posterior visualização do piloto. O módulo de sensoriamento  é composto, principalmente, por: placa eletrônica, desenhada e construída pelo projetista; microprocessador Stm32, entradas via optoacoplador; saídas  via transistor Tip120, comunicação can-bus, entre outros componentes. Além disso, deve ter preocupação com as exigências do regulamento da competição, com os requisitos dos clientes e necessidades dos demais sistemas em termos de alocação de componentes, garantindo o melhor desempenho dinâmico do veículo, sem abrir mão do conforto e segurança do condutor. O projeto do sistema, deve ser de fácil manutenção, priorizando peças removíveis, deve possibilitar fácil fabricação, utilização de processos de fabricação de melhor acabamento e precisão. E, por fim, deve ser validado através de testes práticos. Para que seja possível o desenvolvimento do projeto, são necessários estudos bibliográficos sobre os conceitos abordados no sistema, testes e estudos práticos, bem como ferramentas de projeto, como matrizes de decisão, memoriais descritivos, instruções de trabalho e planilhas de controle e dimensionamento dos componentes.

O trabalho é desenvolvido baseado em uma metodologia própria da gestão de projetos da equipe, que inicia pelo conceito geral do veículo, os desdobramentos para o sistema, através de feedbacks, problemas e melhorias, seguido da definição das metas e objetivos, desenvolvimento, resultados e conclusão. Com o desenvolvimento do projeto do sistema  Elétrico, é esperado que ele se classifique entre os melhores projetos da área a nível regional e nacional, contribuindo para que a equipe possa chegar ao topo nas competições em que participar.


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ISSN 2764-2135