A IMPORTÂNCIA DOS LABORATÓRIOS DE SIMULAÇÃO DE PROCEDIMENTOS PARA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM

Francine Laís Kratzke, Janine Koepp

Resumo


Introdução: O laboratório de simulação de procedimentos de enfermagem é um local de extrema importância para o aprendizado dos alunos, principalmente para aqueles que estão nos primeiros períodos da graduação, pois auxiliam na compreensão da técnica de enfermagem e possibilitam o desenvolvimento da destreza manual ao acadêmico. Esse espaço destina-se a simulação de aulas práticas e treinamento de procedimentos necessários para a realização de cuidados ao paciente, facilitando assim, a transição do laboratório para os serviços de saúde, como hospitais e unidades básicas de saúde.  Diante da discussão da necessidade desses espaços de aprendizagem nas universidades, esse estudo tem como objetivo analisar a importância dos laboratórios de simulação de procedimentos de enfermagem para o curso de graduação de Enfermagem e os benefícios que o uso deles acarreta para os alunos. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica realizada nas bases de dados Scientic Eletronic Library Online (SciELO), Biblioteca Virtual em Saúde; a busca foi realizada com as seguintes indexadores: laboratório de simulação em enfermagem. Foram encontrados 21 artigos no total, sendo selecionados 4 desses, com base no ano e tipo de publicação. Discussão: Verificou-se que entre os artigos selecionados, dois deles enfatizaram a necessidade de laboratórios de enfermagem serem mais valorizados por parte dos docentes e alunos. Outro, descreve as competências desenvolvidas pelos estudantes através da simulação clínica em laboratórios e, o quarto selecionado, coloca que a procura dos alunos a esse ambiente de aprendizagem ocorre principalmente em vésperas de provas. Dentre as pesquisas realizadas, constatou-se que o laboratório é um meio de segurança para os graduandos, uma vez que é possível aprimorar as técnicas para chegar na prática hospitalar com mais destreza. Além disso, permite a aprendizagem experiencial, onde o aluno está sob supervisão direta em um ambiente de ensino. A simulação realística é um processo dinâmico e engloba criação de situações hipotéticas que são similares a realidade, favorecendo o aprendizado, desenvolvimento de habilidades práticas e aquisição de conhecimentos, além disso, auxilia também nas avaliações. No entanto, é pouco utilizado pelos alunos, normalmente procurado apenas para estudo antes de provas práticas. Além disso, há limitações nesse método de ensino, uma vez que, é necessário um grande investimento financeiro para que seja possível ter um laboratório com recursos físicos, equipamentos, materiais e equipe capacitada para trabalhar no local. Conclusão: Diante do exposto, evidenciou-se que os laboratórios de enfermagem são uma ferramenta facilitadora no ensino, portanto, deve haver participação ativa dos estudantes. Assim, deve-se buscar formas de estimular os acadêmicos a utilizar mais esse espaço. É importante que as universidades invistam em seus laboratórios, com novas tecnologias e equipamentos que auxiliem nessa aprendizagem do aluno, garantindo que esse desenvolva competências necessárias para sua formação e para minimização de erros na prática clínica.

Palavras chave: enfermagem; educação em enfermagem; laboratórios.


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ISSN 2764-2135