CARACTERIZAÇÃO E FORMA DE CONSERVAÇÃO DO COPRODUTO DA EXTRAÇÃO DE AZEITE DE OLIVA (TORTA DE OLIVA) E SUA SUPLEMENTAÇÃO EM DIETAS DE CORDEIROS EM FASE DE TERMINAÇÃO.

John Lennon de Oliveira Oliveira, Diego Prado de Vargas

Resumo


Caracterização e forma de conservação do coproduto da extração de azeite de oliva (torta de oliva) e sua suplementação em dietas de cordeiros em fase de terminação.

 

John Lennon de Oliveira Oliveira; Diego Prado de Vargas

 

Resumo

 

O processamento de azeitonas para obtenção de azeite de oliva extravirgem, obtido por prensagem a frio, seguido de decantação e centrifugação, apresenta rendimento de aproximadamente 20%, sendo o restante, cerca de 80%, constituído por polpa, caroço (noz), pele e água. Assim, a obtenção do azeite de oliva está associada com a produção de grande quantidade de coproduto (torta de oliva), que é de difícil eliminação, podendo gerar passivo ambiental, caso não tenha a correta destinação. Dessa maneira, objetivou-se caracterizar bromatologicamente a silagem de torta de oliva ?in natura? com a adição de milho grão moído nas proporções de zero,5 e 10%, para mensurar a sua potencialidade de utilização na alimentação de cordeiros em terminação. O resíduo da extração do azeite de oliva (torta de oliva) foi obtido a partir da cultivar Olea europaea L cv Arbequina e Olea europaea L cv Koroneiki. O delineamento foi o inteiramente casualizado, sendo as silagens resultantes avaliadas quanto aos teores de matéria seca (MS), matéria orgânica (MO), matéria mineral (MM), proteína bruta (PB) e extrato etéreo (EE), segundo AOAC (1996, métodos 967.03, 942.05, 954.05 e 920.39 respectivamente). Já a fibra insolúvel em detergente ácido corrigida para cinzas (FDAc), fibra insolúvel em detergente neutro corrigida para cinzas (FDNc), com adição de a-amilase termoestável, mas sem uso de sulfito, nitrogênio insolúvel em detergente neutro (NIDN) enitrogênio insolúvel em detergente ácido (NIDA) segundo metodologia descrita por Licitra et al. (1996), enquanto a lignina em detergente ácido (LDA), realizada segundo Van Soest et al. (1991).As variáveis EE, PB, NIDN e NIDA não diferiram (P>0,05) nas distintas silagens de torta de oliva?in natura? com a adição de milho grão moído nas proporções zero, 5 e 10%. Entretanto, observou-se diferença(P<0,05)quanto aos teores de MS, MO, MM, FDA, FDN e LDA. Os resultados deste estudo demonstram que a silagem de torta de oliva com a adição de milho grão moído na proporção de 10%, pode representar alternativa para melhorar a qualidade nutricional desse coproduto (torta de oliva). No entanto, o principal entrave para a sua utilização é a conservação em nível de produtor e o estabelecimento de níveis ideais de inclusão na dieta. Assim, com o intuito de elucidar essa problemática, este ensaio faz parte dos resultados preliminares do projeto de pesquisa intitulado ?Caracterização e formas de conservação do coproduto da extração de azeite de oliva (torta de oliva) e sua suplementação em dietas de cordeiros em fase de terminação?.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2764-2135