O AUTO DA COMPADECIDA ? VIVENDO HISTÓRIAS COM IDOSOS

Assis Leandro Machado, Lorenzo Scanavino Machado, Marcelo Rabuske, Carlos Antonio Guimarães dos Santos, Eduarda Berté Schuster, Gabriel Pimentel Fischer, Luana Weber, Mariana Scanavino Machado, Ângela Cogo Fronckowiak

Resumo


A disciplina Diálogo Educacional Comunitário: Diferentes Gêneros e Linguagens ? de curricularização da extensão ? desafiou acadêmicos da Universidade de Santa Cruz do Sul ? UNISC, no primeiro semestre de 2020, a idealizar uma intervenção na comunidade que agregasse uma vivência educativa plena a partir de um tema de interesse dos discentes. O grupo que assina esta apresentação, licenciandos de Educação Física, Letras e Pedagogia, ao pensar o desafio no contexto da realidade do nosso país em um momento pandêmico, decidiu dedicar atenção aos idosos institucionalizados, alguns afastados das famílias, visando integrá-los à vida comum. Como o contato físico não seria possível para preservá-los de qualquer contágio, os alunos decidiram transformar o texto teatral Auto da Compadecida ? escrito por Ariano Suassuna no ano de 1955, algumas vezes encenado e também adaptado para o cinema ? em uma animação que, mantendo o enredo da obra original, incluísse referências da comédia dramática produzida para o cinema. O texto foi selecionado em virtude de seu caráter humorístico, que leva os leitores a encontrar a alegria, mesmo em meio à tristeza de uma realidade sofrida de um nordeste lançado à própria sorte entre o cangaço violento e o clero corrupto. Desse modo, os futuros professores agregaram à provocação curricular o objetivo de adentrar clínicas de idosos (lares geriátricos), nos municípios de Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul, proporcionando aos moradores momentos de discussão e reflexão permeados pela felicidade de um convívio cultural ativo, o que traz benefícios à saúde física e mental dos idosos. Decidida a temática, os graduandos leram o livro literário algumas vezes e assistiram ao filme, protagonizado por Fernanda Montenegro e Selton Mello. Houve encontros praticamente diários pelo Google Meet em que a combinação entre enredo do livro e concepção cênica do filme auxiliaram a  produção do vídeo, através dos programas Adobe After Effects CC, Adobe Audition CC, Adobe Character Animator CC, Adobe Creative Cloud e Adobe Illustrator CC. Cada personagem e cada cena foi idealizada e concretizada de modo caseiro, sem auxílio de profissionais. Assim, cenários e personagens concebidos, suas vozes foram sendo dubladas pelos participantes e alguns convidados, que fizeram questão de auxiliar o projeto, conferindo personalidade própria à história. Os resultados parciais conseguidos até o momento são a finalização do desenho animado, com aproximadamente 80 minutos, e o contato prévio, já agendado, com duas clínicas de atendimento ao idoso, em Venâncio Aires e Santa Cruz do Sul, nas quais o vídeo será apresentado. Durante o transcurso da disciplina, houve agendamento para que o vídeo seja, igualmente, mostrado aos pacientes da Ala São Francisco (SUS) do Hospital Santa Cruz, através de tablets à disposição do manuseio exclusivo das enfermarias que saberão realizar a higienização. Finalizando, ainda sem resultados definitivos, podemos afirmar que cada noite investida nos trouxe o prazer da certeza de que a primeira persistência educativa por nós alcançada foi a insistência de provar a nós mesmos que poderíamos chegar ao lugar desejado, ajudando pessoas e fazendo com que elas pudessem, ao menos um pouco, encontrar motivos para sorrir e se sentirem acolhidas na sociedade.


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ISSN 2764-2135