TERAPIA CAPILAR VETORIZADA EM HOMENS COM ALOPECIA ANDROGENÉTICA

Marla Costa Peres, Jéssica Daiana Mergen, Tatiele Katzer

Resumo


A perda de cabelo não ameaça a vida, mas seu impacto nas interações sociais e no bem-estar psicológico dos pacientes é inegável.  Alopecias podem ser causadas por fatores genéticos, estresse, distúrbios endócrinos, desequilíbrio nutricional, doenças autoimunes, entre outros fatores, portanto, é de grande importância o desenvolvimento de novas terapias para evitar a perda de cabelo e melhorar o crescimento. Os distúrbios capilares mais comuns são eflúvio telógeno, que é o aumento da queda diária de fios de cabelo, alopecia androgenética, conceituada como a perda de cabelo causada por fatores genéticos, e alopecia areata, que resulta na perda de cabelo no couro cabeludo e em outros lugares no corpo.

O objetivo deste trabalho é revisar a literatura científica sobre o uso dos óleos essenciais para estímulo do crescimento capilar. Foram incluídos, nesta revisão, artigos encontrados nas bases de dados PubMed, Scielo, Google Scholar e Portal de Periódicos da Capes, utilizando os termos hair growth, hair loss, alopecia e essential oil.

O uso dos óleos essenciais ocorre há décadas, com aplicação, inicialmente, na perfumaria. Atualmente, várias outras propriedades de interesse para tratamentos capilares já foram demonstradas, como, por exemplo, a manutenção do folículo piloso na fase anágena por mais tempo, a acalmia do couro cabeludo, o controle da oleosidade e o aumento do aporte sanguíneo na região tratada. 

Os óleos essenciais mais utilizados para estímulo do crescimento capilar são alecrim, lavanda, hortelã-pimenta, jujuba e sândalo. Para exemplificar as suas propriedades, estes óleos serão detalhados abaixo:

O óleo essencial de alecrim possui como principais atividades ser antioxidante, antibacteriano, antifúngico e estimulante da microcirculação do couro cabeludo.

O óleo essencial de lavanda promove, principalmente, a acalmia do couro cabeludo, modulando a inflamação, mantém a fase anágena e retarda a transição para a fase catágena.

O óleo essencial de hortelã-pimenta possui propriedade anti-inflamatória, antimicrobiana e antioxidante, melhorando o crescimento capilar. O óleo essencial de jujuba tem ação antimicrobiana e antioxidante, e demonstrou ser um bom estimulante para o crescimento e espessura dos cabelos.

O óleo essencial de sândalo tem propriedade antioxidante, bactericida e anti-inflamatória, ampliando os folículos capilares.

Os estudos sobre o potencial dos óleos essenciais para o estímulo do crescimento capilar ainda são iniciais. Portanto, são necessárias mais pesquisas para que esses bioativos possam ser amplamente utilizados, com segurança e eficácia.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2764-2135