INTERNACIONALIZAÇÃO EM TEMPO DE PANDEMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM INTERCAMBISTA

Samara Bittencourt Berger, Fabrício Schaefer, Miriam Beatrís Reckziegel

Resumo


Contextualização: Nos dias atuais, a complexidade da construção do conhecimento, assim como da formação e atuação profissional, exige ampliação das experiências, que torna imprescindível conhecer novas realidades e novas culturas. A realização de um intercâmbio internacional durante a graduação possibilita aprendizados para a vida, além de desenvolver habilidades técnicas, aprendizado e desenvolvimento de outra língua, sendo um diferencial na preparação para o mercado de trabalho. Objetivos: Este relato tem como objetivo refletir sobre as experiências e estudos realizados no intercâmbio internacional, durante o período de janeiro a abril, bem como destacar pontos positivos e fragilidades encontradas. Metodologia: Durante a realização do Curso de Educação Física ? Bacharelado, da UNISC, ao problematizar ideias, surgiu a possibilidade da realização do intercâmbio. Com apoio da Assessoria Para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais ? AAII, através do programa de mobilidade internacional, foi possível a realização dos estudos na Universidade de Sevilla (Espanha), curso de Ciências da Educação. A proposta do programa foi possibilitar oportunidade em país estrangeiro, sendo escolhido o curso Grado em ciências de la actividad física y del deporte. Este intercâmbio oportunizou, durante o período de estadia, novas vivências e práticas que serão explicitadas neste relato de experiência. Resultados: Todos os momentos desse processo foram essenciais: desde o planejamento e a organização inicial, ao preencher formulários no AAII, escolha de disciplinas a serem cursadas, carta de motivação e interesses, até o recebimento da carta de aceite e o cumprimento da documentação necessária para o visto de estudos, efetivação com a compra da passagem, início da viagem e a definição da hospedagem. Ocorreram alguns percalços com a estadia, o que propiciou o contato com pessoas de outros países, que falavam inglês, francês e árabe, dificuldade essa que obrigou a diferentes estratégias de comunicação. As disciplinas cursadas foram: expresión corporal y Danza; diseño y programación del ejercicio físico para la calidad de vida; e actividad física deporte y recreación, sendo que o sotaque andaluz foi uma das dificuldades encontradas. As aulas presenciais duraram quatro semanas, posteriormente iniciando a quarentena em função da pandemia COVID19, quando a população não podia sair as ruas e por esses acontecimentos as aulas passaram a ser online. Os voos para o Brasil foram cancelados, optando-se por interromper este intercâmbio. A UNISC e a AAII prestaram assistência a tomada de decisão, que foi embasada nas angústias e medos de enfrentar essa situação no exterior. Entretanto, o embasamento teórico e prático construído no período serviu de base e fundamentação para a estrutura curricular do Curso de Educação Física e, principalmente, a oportunidade única de conhecer a terceira maior universidade espanhola e seu corpo docente, que abriu caminho para novas oportunidades. Considerações Finais: Apesar da pandemia, pode-se afirmar que a maioria dos objetivos foram alcançados, entre os quais destaca-se a oportunidade de conhecer a Universidade, sua estrutura, bem como cultivar novas amizades e conhecer a cultura espanhola. Cabe ressaltar que este intercâmbio contribuiu para orientar a identidade profissional e pessoal, exigindo autonomia e responsabilidade de resolver problemas na adversidade. Um novo intercâmbio faz parte de futuros planos.


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ISSN 2764-2135