NARRATIVAS FEMININAS NO INSTAGRAM: A ESTRATÉGIA DE MARKETING DE CONTEÚDO CRIADA PELA OBVIOUS AGENCY.
Resumo
Esta monografia propõe o estudo e análise de narrativas femininas presentes no perfil Obvious Agency na plataforma digital Instagram e como o marketing de conteúdo pode contribuir para o desenvolvimento dessas discussões no meio on-line. A pauta feminina e a presença do gênero na sociedade, apesar de muitos avanços, ainda carece do envolvimento de questões e direitos a serem reivindicados. As narrativas que envolvem o gênero, discursos que ainda são tratados como tabu, a fim de educar a comunidade feminina de uns anos pra cá têm crescido muito, junto com debates importantes sobre a vivência e representatividade dentro da sociedade e nas redes sociais. O meio digital é uma importante ferramenta para que a mensagem seja vista por uma grande massa e atinja uma considerável parcela do público, tanto feminino quanto masculino - com o intuito de gerar informação para ambos os gêneros. Aliás é uma pauta que é de suma importância para que toda a comunidade possa se tornar politizada, pois assunto de gênero também é política social. São essas as motivações para que a elaboração deste estudo aconteça atráves de questões da ciência comunicacional e movimentos da luta feminista para a busca da equidade de gênero, no qual possui o tema as narrativas femininas disponíveis na plataforma Instagram como uma estratégia de conteúdo criadas pela Obvious Agency, um perfil que traz discussões relacionados ao mundo do gênero feminino. No mundo da publicidade, a mulher sempre foi tratada como objeto de sexualização e retratada em anúncios que tratam de assuntos domésticos. Estamos em constante desenvolvimento e transformação para que esse estereótipo feminino se reverta e mostre o verdadeiro papel da mulher dentro da sociedade, de forma real, mostrando suas dificuldades, bem como a luta pelos seus direitos de paridade de gênero. A internet, por ser um lugar de extrema visibilidade, se torna um excelente lugar para manifestar essas revoltas e educar a sociedade para questões sociais mais justas e de cunho encorajador para as minorias. A partir desse contexto, através de uma análise de conteúdo das postagens feitas no perfil do Instagram da Obvious Agency questiona-se: como a estratégia de Marketing de Conteúdo na plataforma Instagram pode contribuir para o desenvolvimento das narrativas femininas? Para tanto, é abordado na presente pesquisa conceitos teóricos sobre narrativas, presença do gênero feminino na sociedade, marketing e marketing de conteúdo, bem como as redes sociais e suas plataformas digitais, a partir de autores como Luiz Gonzaga Motta (2012, 2013), Roland Barthes et al. (2008), Gérard Genette (1971), Naomi Wolf (1996), Elódia Xavier (1991), Philip Kotler (2017), Seth Godin (2013), Joe Pulizzi (2012), Rafael Rez (2016), Raquel Recuero (2014), Manuel Castells (2003), Howard Rheingold (1995) e Gary Vaynerchuk (2018). Esta pesquisa, de cunho qualitativo, aplicou como metodologia a pesquisa bibliográfica, documental e o método de análise de conteúdo. À vista disso, fez-se a ligação da abordagem teórica com os objetivos metodológicos deste estudo. Compreendeu-se que as narrativas analisadas, por terem um cunho reflexivo e educacional, possuem um intuito de compreender e dar espaço para discussões de uma comunidade pouco ouvida e representada na sociedade.
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ISSN 2764-2135