A PUBLICAÇÃO “ERA UMA VEZ… UMA PANDEMIA” NORTEIA A ELABORAÇÃO DE UM PROJETO MULTIDISCIPLINAR EM ESCOLA PÚBLICA

Eduarda Marina Pereira, Hélio Afonso Etges

Resumo


A pandemia de COVID-19, que chegou ao Brasil no início de 2020, foi responsável por promover mudanças na vida cotidiana de milhões de pessoas. Uma delas foi a suspensão de atividades presenciais em escolas e universidades. Diante desse cenário, os integrantes do Projeto Conexão Escola e Universidade: sujeitos, ações e saberes, iniciado na Unisc em 2018, realizaram adequações em sua forma de trabalho com o intuito de permanecer em contato com as escolas de educação básica da região, mesmo a distância. Para isso, conteúdos educacionais foram produzidos e disponibilizados aos professores através de meios digitais. O livreto “Era uma vez… uma pandemia”, desenvolvido nesse contexto, abordou a relação entre ser humano e natureza no cenário pandêmico, com o objetivo de auxiliar no aprendizado a partir da inclusão de situações e temas transversais. Da mesma forma, buscou incentivar a autonomia dos estudantes nesse processo e contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico na interpretação de informações presentes em seu cotidiano. Durante sua produção foram utilizadas plataformas digitais para a realização de reuniões, nas quais definiram-se formatos, temáticas, elementos estéticos e textuais, além de outros aspectos necessários para a organização do material. A construção do conteúdo presente na publicação, bem como a escolha das imagens utilizadas, foi baseada em pesquisas a partir de produções acadêmicas, sites de meios de comunicação e de agências de verificação de notícias. Em setembro de 2020, o livreto foi concluído e publicado na plataforma Google Classroom. Sua versão final é composta por 36 páginas, dividida em partes 1 e 2. Na primeira,  é narrada uma viagem por 9 países em busca de respostas sobre a COVID-19. Na segunda parte, são apresentadas 5 situações fictícias relacionadas à pandemia em andamento e propostas atividades ao leitor. Esse material foi utilizado pelos professores da Escola Estadual de Ensino Médio Alfredo Kliemann, de Santa Cruz do Sul/RS, como base para a construção de um projeto homônimo, no qual professores fizeram uso de 16 componentes curriculares para abordar assuntos pertinentes às suas áreas de trabalho junto a 16 turmas do primeiro ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio. A partir disso, a escola desenvolveu, com seus alunos, competências gerais previstas pela BNCC e conhecimentos específicos em cada disciplina onde o projeto foi incluído. A iniciativa já foi publicada em sites de notícias da região e do estado. A escola intenciona continuar a divulgação do projeto nos meios de comunicação, bem como realizar uma mostra interna de trabalhos produzidos pelos estudantes, da qual será selecionado um para a Feira de Ciências - Inovação e Sustentabilidade, promovida pela Unisc. Os resultados dessas atividades estão sendo compartilhados entre a escola e o Conexão através de contato e envio de imagens e vídeos da execução das atividades por e-mail e Whatsapp e da participação do Projeto em aulas remotas com as turmas. Intenciona-se ainda que essa iniciativa dê origem a uma publicação conjunta entre a escola Alfredo Kliemann e o Projeto Conexão. Assim, são valorizadas as produções e aprendizados dos estudantes em um projeto multidisciplinar que promove o diálogo entre os jovens, a escola e a universidade.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2764-2135