CONSULTA POPULAR: A COMUNICAÇÃO COMO VETOR DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Cristieli Crizel de Oliveira, Diana Filipina Anton, Maiquel José Ertel, Martina Ferreira Sturm, Ângela Cristina Trevisan Felippi

Resumo


A integralização de atividades de extensão no currículo dos cursos de graduação é de fundamental importância, uma vez que contribui para a formação plena dos estudantes com vistas a sua preparação profissional, bem como, a promoção da transformação social.

A aproximação das instituições na escala regional é um fator preponderante para o êxito de projetos e ações na promoção do desenvolvimento regional, tendo sido esse o objetivo da atividade prática proposta no estágio de docência realizado por uma aluna do Mestrado em Desenvolvimento Regional, no segundo semestre de 2020, na disciplina de Comunicação e Desenvolvimento Regional, do Departamento de Gestão de Negócios e Comunicação da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. A interlocução entre o stricto sensu e a graduação, com a instituição regional e a comunidade, eleva e fortalece a característica do trabalho de extensão, que é estimular a interação do estudante com a sociedade. Nesse contexto, a atividade prática do estágio primou pela unidade de aprendizado referente à comunicação, à região e ao desenvolvimento, com atividades teóricas, além do planejamento do trabalho em grupos. A atividade prática concentrou-se durante os meses de agosto a outubro, com aulas remotas, nas terças-feiras à noite. A turma foi composta por 26 alunos, sendo 11 de Relações Públicas, 8 de Jornalismo, 5 de Publicidade e Propaganda e 2 de Produção e Mídia Audiovisual. Foram formados oito grupos para a realização de tarefas para ações em comunicação para a Consulta Popular 2020/2021 no Vale do Rio Pardo. A Consulta Popular é uma política pública de Estado que existe desde 1998 e tem como finalidade a definição, de parte do eleitor, através do voto, de investimentos e serviços que constarão no orçamento do Estado do Rio Grande do Sul. O Corede/VRP é responsável pela organização do processo na região, construído, democraticamente, em audiências públicas. Os estudantes realizaram ações práticas que dialogavam com as suas respectivas habilitações, como: a produção do cartaz de divulgação, o post de engajamento e o cartaz adaptado para o Facebook; vídeos institucionais; relieses; criação de um card e um podcast; criação de um selo (identidade visual); podcast em três episódios; vídeos que retrataram projetos realizados, além da explicação das formas de votação e infográficos com detalhamento dos projetos que compuseram a cédula de votação. A partir da proposta do estágio, evidenciou-se uma ampliação da divulgação da Consulta Popular, com o intuito de mobilizar o cidadão a votar, uma vez que o formato da participação foi totalmente digital, com votação on-line, pelo site e via SMS, no período de nove dias, de 26 de outubro a 03 de novembro. Os resultados indicados através das métricas por postagens da Fanpage do Corede/VRP tiveram um alcance geral de 19.220 visualizações de conteúdos nos dias de votação, além de curtidas, reações, comentários e compartilhamentos. Considerando que a população de eleitores da região é de 336.118 (TSE, 2020), foi mobilizado 5,71% dos eleitores através dos canais digitais. Frente a essa experiência, verificou-se uma maior visibilidade da instituição regional Corede/VRP e da política pública da Consulta Popular, trazendo um entendimento e, por consequência, uma participação de maior qualidade, através do voto consciente, da sociedade regional no processo. Palavras-chave: Comunicação; Consulta Popular; Comunidade; Desenvolvimento Regional.


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ISSN 2764-2135