DEBATES, DIREITO E ARTE.

LEONARDO BAUMGARTEN RAMOS, Jorge Renato dos Reis

Resumo


O Cinejus é um projeto de extensão que se destina a estudantes, profissionais e comunidade em geral, que tem como objetivo aproximar o Direito das artes cinematográficas e proporcionar um estudo crítico de temas. Sendo um projeto com várias edições no decorrer dos anos, o Cinejus, já possui um espaço consolidado na Universidade. Esse projeto é vinculado ao projeto de pesquisa, Intersecções Jurídicas entre o Público e o Privado.

 Os filmes são escolhidos e através de debates, correlaciona-se o filme com o Direito, o Princípio da Solidariedade, Dignidade da Pessoa Humana e Deveres Fundamentais. Sendo esses os objetos de análise do projeto de pesquisa.

Até o início da Pandemia, os encontros do Cinejus ocorriam de forma presencial, na data prevista após ampla divulgação, em que todos interessados se encontravam para assistir ao filme e realizar debates acerca do mesmo, buscando um olhar especial aos temas relacionados ao Direito. Com a chegada da pandemia em março de 2020, o Cinejus teve de se reinventar e se adaptar, dessa forma, no novo formato, são escolhidos os filmes que serão os objetos de análise e agendadas as datas na qual haverá uma reunião, via Google meet, para debater e comentar o filme que foi previamente assistido por todos os interessados em participar.

             No dia 22/04/21, o filme escolhido foi “Marshall igualdade e justiça”, esse filme retrata a história real de um advogado negro que em 1940, lutava pelo julgamento justo de pessoas negras. Mesmo sendo impedido de advogar e até mesmo de falar durante o julgamento, prova a inocência do seu cliente.

Já no dia 20/05/21, o filme escolhido foi “Os 7 de Chicago”, que retrata diferentes grupos contrários à Guerra do Vietnã que se reuniram em um grande protesto em Chicago, local em que acontecia a Convenção Nacional Democrata. As coisas saíram do controle, houve tumulto e alguém tinha que pagar por isso. A decisão do governo foi acusar um seleto grupo de pessoas de conspiração em um julgamento que entrou para a história do país Por conta da grande cobertura por parte da imprensa, os protestos de Chicago tiveram o slogan de “o mundo inteiro está assistindo”.

       Os filmes sempre nos proporcionam bons debates, com diversos pontos de vista, desenvolvendo uma visão mais crítica e voltada ao Direito. Levantando questões que se relacionam diretamente com os objetos de análise do grupo de pesquisa. Dessa forma, fazendo com que sempre que vemos algo do gênero possamos refletir e relacionar com o que discutimos no projeto de pesquisa, aprofundando e melhorando o nosso conhecimento e entendimento acerca desses temas.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2764-2135