ATIVIDADES EXTRACURRICULARES: UM DIFERENCIAL NA VIDA ACADÊMICA E PROFISSIONAL

Luiza Pessi Rossetti, Leni Dias Weigelt

Resumo


INTRODUÇÃO: As atividades extracurriculares consistem na participação em ações de monitoria, representação estudantil, congressos, eventos científicos, projetos de extensão e de iniciação científica, estágios remunerados ou voluntários, entre outras atividades que são desenvolvidas para além da grade curricular estabelecida pelos cursos da graduação. Essas vivências são muito importantes para a desenvoltura e conhecimento dos discentes na futura área de atuação, pois a grade curricular nem sempre contempla o preparo para todas as habilidades necessárias, sendo imprescindível a busca de aptidões complementares. OBJETIVO: Descrever as vivências em atividades extracurriculares, como acadêmica do Curso de Enfermagem e refletir sobre a importância da realização destas atividades durante a graduação. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, vivenciado por uma acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade de Santa Cruz do Sul-RS, no período de 2019 a 2021 e complementado com leituras em referenciais teóricos sobre esse tema. RESULTADOS: O envolvimento do estudante em atividades extracurriculares é apontado por pesquisas nacionais e internacionais como um fator relevante, desde o processo de adaptação ao contexto universitário até o exercício da prática profissional. A universidade é quem oferta vagas e incentivos para participação. Desde o ano de 2019, com o ingresso no curso de enfermagem, tenho participado em atividades complementares, tais como, de bolsista no Programa de Voluntários na Extensão (PROVEX); Programa UNISC de Iniciação Científica (PUIC-Voluntário); Estágio remunerado pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-RS); Estágios voluntários e participação em campanhas de vacinação. Em todas as experiências pude descobrir novas habilidades, conhecer realidades que não são contempladas no cotidiano das salas de aula, vivenciar a profissão do enfermeiro, melhorar aspectos da comunicação e aprender muito sobre relações interpessoais. Os estágios comprovadamente permitem preparar o estudante para o exercício profissional e a desenvolver o pensamento crítico, habilidades sociais e melhorar a comunicação interpessoal. As atividades de pesquisa e extensão permitem o contato mais próximo entre pesquisadores, equipes multi e interdisciplinares e possibilitam explorar aspectos da formação que não são contemplados no currículo do curso. Ao integrar essas atividades, o discente possui maior rendimento acadêmico, satisfação com o curso e com a universidade, além de uma visão ampliada e maior conhecimento sobre a estrutura e os serviços da universidade e dos demais serviços da rede de saúde. Além de firmar um compromisso com o curso, pode alavancar a empregabilidade ao demonstrar proatividade e preocupação com a formação, conforme os resultados de estudos realizados. CONSIDERAÇÕES FINAIS: É durante a sua formação que o acadêmico desenvolve e adquire subsídios que o preparam para os desafios cotidianos da profissão, adquire autonomia e autoconfiança. As práticas extracurriculares são diferenciais em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e que exige habilidades nas relações interpessoais. A universidade que proporciona ao discente oportunidades que contribuam para o crescimento como profissional e ser humano, tem um diferencial em relação as demais instituições de ensino superior.


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ISSN 2764-2135