@SIS.PSICOLOGIA: UMA NOVA FORMA DE COMUNICAÇÃO

Maria Eduarda de Moraes Riva, Mariana Hintz Moraes, Dulce Grasel Zacharias, Jerto Cardoso da Silva, Caroline Plates da Silva, Vitor Henrique Mueller

Resumo


No ini´cio de 2020 o mundo surpreendeu-se com uma pandemia provinda de um novo coronavi´rus, o qual mobilizou a populac¸a~o de forma alastrante, paralisando autoridades e declarando emerge^ncia na sau´de pu´blica. À vista de todo esse contexto, grande parte da população migrou para os meios virtuais, pois tais vias possibilitaram que as atividades diárias continuassem, evitando o desemprego em muitos setores e também que crianças e jovens ficassem desamparados em sua educação. Dessa maneira, as redes foram conquistando cada vez mais espaço no cotidiano das pessoas, no qual as relações afetivas, sociais e econômicas passaram a estar embasadas pela rapidez e influência das mídias. Diante disso, o Instagram destaca-se como um dos aplicativos que ganhou protagonismo no último ano, como uma ferramenta indispensável para propaganda e venda de produtos nos diversos setores, desde comércio de alimentos, roupas e saúde. O Serviço Integrado de Saúde (SIS), desde sua criação, se propõe à promoção integral de saúde, implicando os sujeitos nos seus modos de produção de saúde e de doença, na busca de autonomia e de protagonismo, além de ser um espaço que permeia constantes construções acadêmicas nos âmbitos de pesquisa e extensão. Pensando nisso, em conjunto com a proposta de inovação tecnológica do serviço, ressalta-se a necessidade de um meio de comunicação direto e interativo entre o SIS e seus devidos usuários. Sendo o SIS, portanto, um espaço que presta serviços de saúde para a comunidade de Santa Cruz do Sul e região, é importante que essa instituição também renove seus meios de interação com o público. Surge, então, a proposta de criar um Instagram para o local, com a intenção de divulgar os serviços prestados, como também de trazer aos seus usuários conteúdos relacionados à promoção de saúde. Como o SIS abrange quatro cursos distintos, optou-se por direcionar o uso desse Instagram para a atuação do Curso de Psicologia, trazendo questões sobre saúde mental, divulgação de grupos terapêuticos e demais informações acerca das possibilidades dos usuários dentro do setor de Psicologia. Assim, os conteúdos compartilhados nesse Instagram serão direcionados para informações gerais do SIS, como datas de vacinação e horários de funcionamento; informações específicas do setor de Psicologia, como os serviços prestados e divulgação dos grupos abertos; e conteúdos sobre saúde mental, relacionados às vivências do serviço. Esses conteúdos possuem o objetivo de aproximar o SIS de seus usuários e público geral, bem como disponibilizar conhecimentos sobre psicoterapia para aqueles que buscam por atendimentos. Até o final do último semestre, a página do Instagram conta com mais de 470 seguidores e interações positivas com o público. Foram realizadas mais de quinze postagens, as quais intercalaram informações do serviço e conteúdos interativos sobre saúde mental, conforme proposto. Tais apontamentos, reafirmam as ideias expostas e justificativas feitas, bem como incentivam o projeto a continuar auxiliando o serviço a alcançar a comunidade. Como conclusão parcial, é possível afirmar que existe um interesse da população em se aproximar do serviço, e utilizam da página criada para isso. Além disso, também cabe ressaltar que a criação do perfil possibilitou a disseminação rápida de informações, movimento importante para a diretriz de inovação tecnológica da universidade.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2764-2135