A EXPERIÊNCIA DE ALUNOS EXTENSIONISTAS DA ÁREA DA SAÚDE NA UNIVERSIDADE ABERTA DA MATURIDADE - UMA PROPOSTA DE PROMOÇÃO À SAÚDE DA POPULAÇÃO IDOSA
Resumo
O envelhecimento é um processo fisiológico onde alterações funcionais modificam-se de maneira progressiva. Uma das maiores conquistas da população idosa é o aumento da expectativa de vida que se dá através do avanço tecnológico e dos recursos assistenciais, exercícios físicos, atividades prazerosas e interação social. O Centro de Extensão e Atenção à Terceira Idade (CETRES), da Universidade Católica de Pelotas possui uma consolidada dinâmica e funcionamento através de oficinas, grupos, rodas de conversa, eventos culturais e artísticos, bazares e palestras. A Universidade Aberta da Maturidade (UAMI) se trata de um projeto de extensão vinculado ao Programa do CETRES e conta com uma equipe de alunos extensionistas e professores dos cursos de enfermagem, estética e cosmética, farmácia, fisioterapia, medicina, psicologia e serviço social. Assim, o objetivo do presente trabalho é a explanação da experiência de três alunas extensionistas ao participar da UAMI, um projeto multiprofissional em saúde do idoso no primeiro semestre de 2021. Os encontros da UAMI começaram a ocorrer em abril nas tardes de quarta-feira sendo compostos por quatro atividades pedagógicas que ocorrem alternadamente. Cada disciplina possui um conteúdo e planejamento próprio, sendo elas: Saúde e Autonomia; Direito e Cidadania; Amadurecimento Artístico; e um Projeto Integrador. Durante a pandemia, as atividades acontecem através de encontros remotos juntamente com tarefas para serem elaboradas em casa e discutidas e/ou apresentadas através da plataforma Google Meet®. As atividades foram desenvolvidas pelos professores e técnicos vinculados à UAMI, com a participação de alunos extensionistas, estagiários, residentes vinculados aos programas de especialização, além de participações especiais. Atualmente a UAMI conta com a participação de 24 integrantes acima de 50 anos, entre eles, homens e mulheres vinculados ao CETRES. As atividades realizadas compõem um percurso pedagógico, integrando distintas formas de ensino e aprendizagem. A UAMI avalia a frequência dos participantes nas atividades, podendo haver atividades de avaliação semestrais, porém, sem caráter de reprovação e/ou exclusão, servindo somente como instrumento de ensino e aprendizagem. A participação no projeto de extensão oportuniza a criação de uma rotina participativa com atividades saudáveis que combatam o isolamento social e fortaleça as relações entre as gerações e os relacionamentos interpessoais, e também propicia um espaço de resgate e troca de experiências que promova o protagonismo dos participantes. Para isso, cada uma das três extensionistas ficou de responsável, junto a um dos professores, por elaborar e ministrar atividades em uma das três disciplinas do projeto pedagógico da UAMI. Além disso, cada uma participou ativamente do desenvolvimento de um grupo do projeto integrador, que dividiu a turma dos alunos idosos em três grupos para desenvolver uma proposta de intervenção sob uma problemática junto à comunidade idosa da região. Dessa maneira, a proximidade tanto com os professores, como com os idosos propiciou e segue propiciando uma experiência enriquecedora tanto para a nossa jornada acadêmica, como para o crescimento profissional e pessoal.
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ISSN 2764-2135