A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO EM PROJETOS DE EXTENSÃO PARA O CRESCIMENTO ACADÊMICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
INTRODUÇÃO: O Serviço de Reabilitação Física/Nível intermediário (SRFis), ocorre na Clínica de Fisioterapia da Unisc/bloco 34, sendo um projeto de extensão universitária. Vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS), é referência para 25 municípios pertencentes a 8º e 13º Coordenadorias Regionais de Saúde e atua de forma multiprofissional/ interdisciplinar, uma vez que são realizados diversos atendimentos protagonizados pelos bolsistas dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem, Psicologia e Serviço Social, com supervisão da equipe de professores e profissionais dessas áreas. Inseridos no SRFis, os bolsistas têm a possibilidade de experienciar na prática diversas atividades e maximizar seus conhecimentos adquiridos em sala de aula. Nesse contexto, a formação acadêmica é de extrema importância para qualificar nossa inserção no mercado de trabalho e para isso a pluralidade de atividades exercidas durante a graduação são fundamentais para concretude desse processo que se constitui ao longo da trajetória na Instituição de Ensino Superior. Articular, vivenciar, reconhecer, exercitar e executar teoria e prática são pontos que a extensão universitária proporciona e que qualifica o processo de aprendizagem e de formação com vistas ao mercado de trabalho. OBJETIVO: Relatar a experiência vivenciada pelos bolsistas do SRFis expondo sua importância para o crescimento acadêmico. METODOLOGIA: Descrição da vivência acadêmica durante as atividades multiprofissionais/interdisciplinares nos setores que compõem o SRFis através das percepções individuais e coletivas dos bolsistas. PRINCIPAIS RESULTADOS: Atualmente são 11 bolsistas de financiamento externo e 02 voluntários que atuam diretamente nas atividades assim distribuídas: ambulatório de feridas, triagens de novos usuários, avaliação para Tratamento Fora de Domicílio (TFD), entrega de cadeiras de rodas, acompanhamento das atividades na oficina ortopédica Associação Canoense de Deficiente Físicos/ACADEF. A atuação nestas atividades é de relevância singular no processo formativo e na constituição da aprendizagem em ato no âmbito acadêmico/profissional na medida em que transforma e qualifica o conhecimento teórico e a experiência prática em prol da comunidade assistida. As expressões mais utilizadas pelos estudantes em relação a suas percepções são: experiência, aprendizado, ajuda, amputado, oportunidade, conhecimento, evolução, humanização, empatia, transformação. O que significa a materialização de fato da articulação vivenciada na extensão em que as percepções não são apenas teóricas, mas envolvem questões humanas e sensíveis que tangenciam o fazer profissional. CONCLUSÃO: O trabalho dos acadêmicos no SRFis amplia o conhecimento obtido em sala de aula e se torna relevante contribuindo para formação integral e integrada entre ensino e extensão, visando à assistência humanizada de qualidade às pessoas assistidas; potencializa os valores pessoais desenvolvendo e concretizando ações ligadas à ciência, educação e ao trabalho acadêmico/profissional. Estar em projeto de extensão é sentir-se em ação constante e inserido na atuação profissional que é extremamente significante na vida acadêmica.
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 2764-2135