LABORATÓRIO LÚDICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA JUNTO AO PROJETO UNIAMA

Thais Cremonese, Sandra Mara Mayer

Resumo


Introdução: O cenário atual pandêmico (COVID-19), notou-se o afastamento da classe idosa de atividades físicas e/ou sociais, nesse sentido, observou-se um aumento de problemas relacionados à falta de atividade física e o desencadeamento de problemas psicológicos oriundos, de uma provável falta de interação social e de um estilo de vida ativo durante a pandemia. Assim, o Projeto Universidade do Adulto Maior (UNIAMA), surgiu com o intuito de proporcionar a interação das pessoas idosas durante o período pandêmico, através de atividades e serviços em prol a qualidade de vida desses indivíduos, por meio da troca de experiências esportivas, recreativas, posturais e de lazer. Objetivo: relatar as atividades desenvolvidas, junto a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), no 1º e 2º semestre de 2021, no Projeto UNIAMA, como bolsista do Programa de Bolsas de Estudos para Atividades no Laboratório Lúdico (PROLAB). Metodologia: estudo de caráter qualitativo, que se caracteriza por ser um relato de experiência vivenciada junto ao Laboratório Lúdico da UNISC e ao Projeto UNIAMA. Resultados: visando proporcionar um estilo de vida mais saudável da população acima 60 anos, foram desenvolvidas oficinasaulas de Ginástica recreativa, onde realizava atividades lúdicas que possibilitava a descontração e a melhoria de habilidade de percepção, ritmo, agilidade corporal e a Ginástica Postural, onde era proposto exercícios de alongamento e fortalecimento com a utilização ou não de matérias do dia-a-dia, com o intuito de melhorar a consciência corporal e o alinhamento da postura para as tarefas diárias, por meio de aulas semanais realizadas via plataforma Google Meet. Após a análise de cenário e de diagnóstico, foram identificadas as seguintes fragilidades, o acesso ao modelo remoto por conta do período pandêmico em que vivemos atualmente e que interferiu nas atividades presenciais desde o início de março, com isso a necessidade da socialização desses indivíduos e de momentos de lazer voltado ao bem-estar. Assim, tal problemática pode ter sido solucionada no mês de agosto por meio de aulas presenciais de ginastica recreativa e postural de uma organização sem fins lucrativos denominada UNIAMA, cujo projeto foi idealizado com o intuito de possibilitar o público da terceira idade possa ter ferramenta de visualização dos conteúdos já abordados com temas relacionados. Conclusão: Levando-se em consideração tudo o que foi mencionado até agora, evidenciamos que as questões relacionadas à garantia de bem-estar aos indivíduos do projeto UNIAMA, remete a uma garantia de um envelhecimento saudável durante o processo de atividades realizadas e é mediada a partir da desconstrução dos preconceitos enraizado muitas vezes, assim cabe reafirmar a importância de projetos voltando a população acima de 60 anos, juntamente com o apoio a participação efetiva de coordenadores, professores, e bolsistas do projeto desde o planejamento inicial até a conclusão dela. Palavras-chave: UNIAMA, pessoas idosas, bolsas de estudo. Área do conhecimento: Ciências Biológicas e da Saúde.

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ISSN 2764-2135