EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE ATENDIMENTO INICIAL AO TRAUMATIZADO: ANÁLISE DESCRITIVA DE UMA REDE SOCIAL DA LIGA ACADÊMICA DO TRAUMA

Stephani Jahn Barros, Victor Göttems Vendrusculo, Letícia Sehn da Fonseca, Matheus Henrique Beckenkamp, Cassiane Serpa e Silva, Carolina Gruendling, Gabriel Delai de Freitas, Laura Schmidt Bronzatto, Patricia Martello, Dóris Medianeira Lazzarotto Swarowsky

Resumo


A educação em saúde consiste em um processo educativo e dinâmico de construção de conhecimentos em saúde para a população, através de práticas integrais que dialoguem com as reais demandas dos indivíduos. Um dos desafios mais marcantes desse processo consiste em levar a informação de forma clara e de qualidade para a população-alvo. Nesse contexto, a internet e as mídias sociais provaram ser excelentes ferramentas de fácil acesso e imediata disseminação de conteúdo em ampla escala. Consoante, a Liga Acadêmica do Trauma, fundada em 2006, surgiu na Universidade de Santa Cruz do Sul a partir da necessidade de um debate mais aprofundado entre os estudantes de medicina, profissionais de saúde e a comunidade sobre a Doença Trauma. Esta é a principal causa de morte entre indivíduos jovens de 10 a 39 anos e responsável por gerar altos custos, sejam eles físicos, psicológicos ou econômicos. Assim, visto que é de extrema importância a propagação de informações sobre essa temática, determinante para saúde do traumatizado, especialmente direcionada à formação complementar dos cursos da área da saúde, o presente trabalho visa analisar o impacto dos conteúdos divulgados em um perfil de rede social da Liga do Trauma. Trata-se de um estudo transversal, de caráter descritivo-quantitativo, realizado entre os meses de março a junho de 2021. Foram selecionadas 11 publicações de 25 postagens no Instagram da Liga do Trauma, cujo usuário é @ligadotraumaunisc. A natureza destas postagens é informativa e voltada ao público acadêmico. Foram incluídas todas as postagens pertencentes ao projeto da liga “#conteúdolatrauma”, que tem como finalidade a disseminação de informações referentes ao trauma à comunidade acadêmica. As seguintes variáveis foram analisadas: número de seguidores e características do público-alvo, conteúdo principal, alcance, impressões, curtidas, compartilhamentos, itens salvos e visitas ao perfil por meio do conteúdo divulgado. Os dados foram tabulados e analisados em software Microsoft Excel 2019. Atualmente, o perfil da Liga do Trauma conta com 1.566 seguidores, sendo 72,4% do sexo feminino e predominantemente residentes em Santa Cruz do Sul. As postagens analisadas alcançaram um público de 4.807 usuários e foram exibidas 6.278 vezes. Outrossim, o conteúdo exibido nas publicações levou 60 usuários a visitar o perfil e resultou em 341 curtidas, 3 comentários, 79 compartilhamentos e 55 salvamentos. Estas ações auxiliam determinar o interesse do público pelo conteúdo, assim como as interações que promovem maior disseminação deste. As publicações referentes a ressuscitação cardiopulmonar alcançaram o maior número de visualizações (n=2.338), seguida pelas publicações sobre cinemática do trauma (n=1.865) e queimaduras (n=1.181). Portanto, a utilização das mídias sociais como ferramenta de educação em saúde, eleita pela Liga do Trauma, apresenta grande impacto e importância no desenvolvimento da aprendizagem, visto que as informações conseguem ser transmitidas de forma mais rápida e eficiente, contribuindo para o maior conhecimento sobre a Doença Trauma, causa de alta morbimortalidade prevenível no mundo.

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ISSN 2764-2135