SALA DE ESPERA AO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO EM TEMPOS DE COVID -19: INFORMAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO
Resumo
Introdução: A sala de espera para o atendimento odontológico nas clínicas das universidades requer um acolhimento humanizado, seguro, informativo e com um ambiente de espera agradável. Este espaço pode e deve ser utilizado para sensibilizar e conscientizar os pacientes acerca de suas necessidades, tornando-os motivados e corresponsáveis para manter a sua saúde e aderir aos tratamentos propostos. Diante da pandemia do Covid19 muitas alterações foram necessárias para a retomada das atividades práticas nas Clínicas de Odontologia. Muitas capacitações envolveram toda a comunidade acadêmica do curso, desde estudantes, professores e funcionários. Também para os pacientes, usuários das clínicas, foi preciso oferecer orientações e esclarecimentos sobre os protocolos sanitários. Objetivo: Apresentar as atividades de orientações dos usuários da clínica de odontologia da Universidade de Santa Cruz do Sul, para o autocuidado e a manutenção da saúde, reforçando a importância do comparecimento às consultas odontológicas e os protocolos de biossegurança neste momento de pandemia. Metodologia: A sala de espera das clínicas de ensino do curso de Odontologia da UNISC foi utilizada para o desenvolvimento de um acolhimento humanizado e informativo destinado aos pacientes e acompanhantes que circulam e/ou aguardam naquele local para agendamento ou atendimento odontológico. Foram elaborados materiais educativos para apresentação na tela da televisão, voltados para a saúde bucal, o funcionamento e a importância do comparecer em todas as consultas e sobre todos os protocolos de biossegurança em relação do COVID-19. Resultados: As apresentações, preparadas com temas diferenciados, procurou abranger as crianças atendidas na odontopediatria, bem como pacientes adolescentes, jovens e adultos que frequentam as diversas disciplinas e estágios onde os estudantes do curso de Odontologia desenvolvem suas atividades práticas. A escolha dos temas abordados levou em consideração a prevenção da doença cárie, o que fazer diante de urgências e dor envolvendo a cavidade oral, os cuidados e a importância das restaurações, tratamentos endodônticos, próteses dentárias e a importância da oclusão. As atividades também reforçaram a necessidade da utilização de equipamentos de proteção individual (EPI), higienização das mãos e demais cuidados frente a pandemia do coronavírus. Conclusão: A promoção da saúde pode ocorrer em diferentes locais e formas o ambiente da sala de espera mostrou-se um espaço importante para diversas informações aos pacientes, relacionadas à prevenção e promoção da saúde, estimulando-os para o autocuidado e a busca de mais conhecimento. Além disso, propiciou um ambiente mais seguro, ao cumprir com todos os protocolos sanitários no enfrentamento da pandemia.
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ISSN 2764-2135