AVALIAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA EM MODELOS COM BASE NO SB BRASIL 2010 EM TEMPOS DE PANDEMIA.

Lucas Vinicius Weiss, Pedro Henrique Ferreira de Menezes, Lucas Vinicius Fischer, Eduarda Favero, Bruna Feron, Ian Alves Cassali, Evandro de Oliveira Júnior, Marília Scarton Forgiarini, Beatriz Baldo Marques

Resumo


Introdução: Instituições de ensino se viram obrigadas a reformular suas estratégias metodológicas e pedagógicas para formatos remotos a partir do início da pandemia da doença COVID-19, declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no primeiro semestre de 2020. Assim, demandando mudanças no processo de ensino e aprendizado. O Curso de Odontologia, da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), tem na sua estrutura curricular diversas disciplinas e estágios com práticas presenciais e, o Estágio Supervisionado em Saúde Coletiva em Odontologia III (ESSCOL III) é uma destas. Deste modo, o ESSCOL III simulou os processos de treinamento com o Manual da Equipe de Campo SB Brasil 2010, em arcadas/modelos dentários. O Projeto SB Brasil 2010 buscou ser uma ferramenta norteadora em relação aos agravos de saúde bucal como a cárie dentária, doença periodontal, oclusopatias, fluorose e edentulismo. Fornecendo dados para o desenvolvimento de ações preventivas em saúde coletiva e individual. Objetivo: Relatar e discutir a sistemática idealizada de um treinamento com o Manual da Equipe de Campo SB Brasil 2010, em arcadas/modelos dentários confeccionados, nas aulas práticas em laboratório na disciplina de ESSCOL III. Metodologia: Um estudo qualitativo e descritivo, que retrata a simulação e capacitação de docentes para aplicar o Manual da Equipe de Campo SB Brasil 2010, no Curso de Odontologia da UNISC. Resultados: As atividades práticas planejadas para visita em escolas com avaliações das condições de saúde bucal de escolares, foram substituídas por processos de um levantamento epidemiológico, com o Manual da Equipe de Campo SB Brasil 2010, em arcadas/modelos dentários, confeccionadas para este fim. Dessa maneira criativa, a realização de um estudo epidemiológico foi simulada contemplando as dentições decíduas, permanente e mista, fixadas em cera. Com dentes hígidos e com dentes com diferentes situações de complexidade da doença cárie dentária, bem como dentes fraturados; perda dentária e próteses fixas. Assim, com criatividade e inovação a saúde dos estudantes foi preservada, mantendo os protocolos de distanciamento social, pois evitou-se deslocamentos em grupos e aglomerações nas escolas. Conclusão: Em suma, concluímos que os estudantes do curso de Odontologia da Universidade de Santa Cruz do Sul frequentaram proveitosamente as atividades. Bem como, a pandemia do novo coronavírus acarretou na implantação de novas tecnologias educacionais e metodologias de aprendizagem para o treinamento com o Manual da Equipe de Campo SB Brasil 2010, capacitando os alunos sobre a promoção e prevenção sobre as doenças da boca. 



Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2764-2135