AVALIAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA EM MODELOS COM BASE NO SB BRASIL 2010 EM TEMPOS DE PANDEMIA.
Resumo
Introdução: Instituições de ensino se viram obrigadas a reformular suas estratégias metodológicas e pedagógicas para formatos remotos a partir do início da pandemia da doença COVID-19, declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no primeiro semestre de 2020. Assim, demandando mudanças no processo de ensino e aprendizado. O Curso de Odontologia, da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), tem na sua estrutura curricular diversas disciplinas e estágios com práticas presenciais e, o Estágio Supervisionado em Saúde Coletiva em Odontologia III (ESSCOL III) é uma destas. Deste modo, o ESSCOL III simulou os processos de treinamento com o Manual da Equipe de Campo SB Brasil 2010, em arcadas/modelos dentários. O Projeto SB Brasil 2010 buscou ser uma ferramenta norteadora em relação aos agravos de saúde bucal como a cárie dentária, doença periodontal, oclusopatias, fluorose e edentulismo. Fornecendo dados para o desenvolvimento de ações preventivas em saúde coletiva e individual. Objetivo: Relatar e discutir a sistemática idealizada de um treinamento com o Manual da Equipe de Campo SB Brasil 2010, em arcadas/modelos dentários confeccionados, nas aulas práticas em laboratório na disciplina de ESSCOL III. Metodologia: Um estudo qualitativo e descritivo, que retrata a simulação e capacitação de docentes para aplicar o Manual da Equipe de Campo SB Brasil 2010, no Curso de Odontologia da UNISC. Resultados: As atividades práticas planejadas para visita em escolas com avaliações das condições de saúde bucal de escolares, foram substituídas por processos de um levantamento epidemiológico, com o Manual da Equipe de Campo SB Brasil 2010, em arcadas/modelos dentários, confeccionadas para este fim. Dessa maneira criativa, a realização de um estudo epidemiológico foi simulada contemplando as dentições decíduas, permanente e mista, fixadas em cera. Com dentes hígidos e com dentes com diferentes situações de complexidade da doença cárie dentária, bem como dentes fraturados; perda dentária e próteses fixas. Assim, com criatividade e inovação a saúde dos estudantes foi preservada, mantendo os protocolos de distanciamento social, pois evitou-se deslocamentos em grupos e aglomerações nas escolas. Conclusão: Em suma, concluímos que os estudantes do curso de Odontologia da Universidade de Santa Cruz do Sul frequentaram proveitosamente as atividades. Bem como, a pandemia do novo coronavírus acarretou na implantação de novas tecnologias educacionais e metodologias de aprendizagem para o treinamento com o Manual da Equipe de Campo SB Brasil 2010, capacitando os alunos sobre a promoção e prevenção sobre as doenças da boca.
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ISSN 2764-2135