IMPORTÂNCIA DO TRABALHO EM EQUIPE NO DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES PARA COMUNIDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Millena Machado Becker, Eduarda Baumann, Débora Sündermann, Bianca Inês Etges, Beatriz Baldo Marques

Resumo


A Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) estimula o desenvolvimento de projetos de extensão, proporcionando o acesso a conhecimentos que interligam a teoria com a prática de forma multidisciplinar, assim como trabalho em equipe, desenvolvimento de habilidades e enriquecimento pessoal e profissional. Com este propósito, o projeto de extensão Pró saúde proporciona condições de formação profissional que atendem as necessidades da população, seguindo os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).O projeto integra diversos cursos da área da saúde, divididos em subgrupos. Reunindo-se semanalmente realizam atividades em prol da comunidade. O objetivo deste trabalho é relatar o estudo, a pesquisa e a elaboração de um material sobre Primeiros Socorros na escola, para um E-book. Será destinado aos professores e monitores de Escolas de Educação Infantil do município de Santa Cruz do Sul. Contou-se com a orientação dos professores integrantes do Projeto de Extensão Pró-Saúde e com a contribuição dos demais bolsistas, bem como com o apoio da Liga do Trauma do Curso de Medicina – UNISC, Programa a União faz a Vida e do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi). Para a construção do trabalho foram realizadas revisões de literatura sobre as orientações de primeiros socorros por meio da plataforma do google acadêmico, artigos, vídeos e apostilas. Cada subgrupo elaborou uma apresentação que foi compartilhada com os integrantes do projeto para análise, discussão e sugestões sobre o conteúdo, pois posteriormente será apresentado para os professores/monitores de escolas de educação infantil. Os principais resultados foram a elaboração do material contendo dezessete capítulos sobre Primeiros Socorros na Educação Infantil. Foi possível capacitar alunos e professores envolvidos na elaboração deste trabalho de como realizar procedimentos de primeiros socorros, tornando possível a prática dos mesmos em casos necessários. Houve impacto positivo na formação acadêmica para o aprendizado de pesquisa em fontes seguras e confiáveis utilizando artigos, instruindo também como devem ser feitas as referências conforme as normas da ABNT. Trabalhar em equipe multiprofissional foi de grande benefício para o aprendizado e a cooperação de todos. Considerando estes aspectos, a produção do material sobre “Primeiros Socorros na Educação Infantil” teve impacto positivo na formação acadêmica dos responsáveis pela elaboração do mesmo, aprimorando a experiência do trabalho em equipe, proporcionou trocas de conhecimento com diversidade de informações de diferentes áreas de conhecimento, abordagens distintas, inspirações e ideias criativas que compartilhadas com o grande grupo se aperfeiçoaram, proporcionando bons resultados finais. Esta prática aperfeiçoou habilidades de pesquisa escrita e leitura, assim como garantiu novos conhecimentos aos bolsistas e professores participantes, que se tornaram aptos, a partir da conclusão do trabalho, para a realização e orientação de primeiros socorros, dessa forma sendo possível salvar vidas e pôr em prática o conteúdo aprendido.

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ISSN 2764-2135