PIBID/UNISC – EDUCAÇÃO FÍSICA: ASPECTOS RELEVANTES DA PRÁXIS PEDAGÓGICA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA.
Resumo
Introdução: PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) é um programa que proporciona o contato dos acadêmicos dos cursos de Licenciaturas com as salas de aula da rede pública, possibilitando um elo de troca de experiências e aprendizagens entre universidade e escola. O projeto PIBID tem por objetivo inserir e incentivar os acadêmicos dos cursos de licenciatura no cotidiano da práxis pedagógica escolar, elevando o nível e qualificação inicial do profissional da área da educação, além de proporcionar o contato com os discentes de forma colaborativa, tanto na observação, como no acompanhamento e aplicabilidade de atividades que auxiliem os acadêmicos na prática e os estudantes em suas vivências e aprendizagem, promover a inclusão e o contato do acadêmico surdo com a experiência de atividades docentes no meio escolar. Objetivo: a partir dessas considerações o presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência dos acadêmicos do Curso de Educação Física da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) com o PIBID em tempos de pandemia do COVID-19. Metodologia: trabalho de cunho qualitativo, onde desenvolveu-se um relato de experiência dos acadêmicos do Curso junto ao PIBID no ano de 2021.Cabe salientar o período pandêmico em que vivemos atualmente e que interferiu nas atividades presenciais, fazendo com que todos, estudantes, professores, acadêmicos e população em geral se adaptassem ao novo cenário, mapeando novos conhecimentos tanto para o presente, quanto para o futuro, ajustando-se a uma nova educação mediada por tecnologia e ensino à distância. Resultados: As atividades ocorrera no município de Santa Cruz do Sul - RS, e contaram com a parceria da UNISC, PIBID e Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Alves de Oliveira. Os acadêmicos da licenciatura do curso de Educação Física, atenderam 90 alunos, divididos em turmas dos três segmentos: Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os Bolsistas realizaram suas atividades sempre acompanhados da Supervisora, que os apresentou, orientou e encaminhou aos diversos segmentos escolares. As atividades vivenciadas pelos acadêmicos acompanharam o modelo de Ensino Híbrido, sendo em parte remota e em parte presencial. Para a realização das atividades, os bolsistas apropriaram-se dos conhecimentos construídos na Universidade, aplicando-os nas aulas de Educação Física. Previamente foram realizadas atividades de sondagem e diagnóstico das turmas. Posteriormente, foram realizadas atividades práticas, dinâmicas e inovadoras, além de atividades adaptadas com o atual momento. Proporcionando aos estudantes da escola a vivência de um trabalho de coordenação motora, flexibilidade, agilidade e raciocínio lógico etc. Conclusão: Pode-se concluir que o programa PIBID exerce um papel relevante na formação inicial dos acadêmicos de licenciatura do Curso de Educação Física da UNISC, pois possibilita de forma colaborativa, relacionar teoria e prática, contribuindo mutuamente com os estudantes da escola da rede pública estadual que se beneficiaram dos seus conhecimentos e vivências criativas.
Palavras-chave: Educação física, Educação Físca Adaptada, Iniciação a docência
Apontamentos
- Não há apontamentos.
ISSN 2764-2135