PROMOÇÃO E PREVENÇÃO EM SAÚDE NOS MEIOS DIGITAIS: UMA FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO DE CONHECIMENTOS EM TEMPOS DE PANDEMIA.

Kelly Mariana Rodrigues, Patrícia Natalie Brandt, Isadora Mairon de Morais, Everton Luiz Simon, Lia Possuelo, Claudia Regina Müller

Resumo


Vivemos na chamada Revolução Informacional, em que o surgimento da internet transformou radicalmente as formas de comunicação. As redes sociais possibilitam uma interação em tempo real, independentemente da distância, proporcionando a interlocução de pessoas e o compartilhamento de conhecimentos. Voltado para a realização de ações de promoção e prevenção da saúde, o Pró-Saúde é um projeto de extensão da Universidade de Santa Cruz do Sul, que visa aproximar os graduandos dos cursos da saúde aos serviços públicos. Desde 2020, diante do cenário de pandemia da Covid-19, o projeto precisou se adequar ao contexto e, para isso, passou a utilizar as mídias sociais como ferramenta para levar informações à comunidade. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a abrangência das publicações divulgadas no perfil da rede social Instagram do Pró-Saúde, nos meses de janeiro a agosto de 2021, visando dimensionar a sua repercussão na saúde da população alcançada. As publicações analisadas foram divulgadas no Instagram identificado pelo nome de usuário “@prosaudeunisc”, que fora anteriormente criado por bolsistas do projeto. Foram avaliadas 160 publicações, dos subprojetos Saúde Bucal, Beleza e Estética, Fitoterapia, Doenças Infecciosas, Alimentação e Saúde e PICS, através das seguintes variáveis: número de seguidores e características do público-alvo; conteúdo principal; alcance; impressões; curtidas; compartilhamentos; itens salvos e visitas ao perfil por meio do conteúdo divulgado. Atualmente, o perfil na internet possui 1.318 seguidores, dos quais 84,9% são do sexo feminino, 74,4% possuem idade entre 18 e 34 anos, menos da metade do público são moradores do município de Santa Cruz do Sul, o restante são residentes do Vale do Rio Pardo e regiões vizinhas, Vale do Rio Pardo e regiões vizinhas, como Rio Pardo, Porto Alegre, Cachoeira do Sul e Venâncio Aires. Ao todo, foram mais de 160 materiais informativos postados entre maio de 2020 a agosto de 2021. Os dados desse período permitiram a análise de todas publicações e dentre elas, destacou-se a publicação com maior alcance em cada área nos anos de 2020 e 2021.  No ano de 2020, a postagem mais popular do grupo das Doenças Infectocontagiosas obteve 544 alcances, a do grupo Saúde e Beleza conseguiu 1.280 alcances, a das PICS 1.578, a dos Fitoterápicos 1.043, e a da Gastronomia 726 alcances. No ano de 2021, na mesma ordem sequencial, foram atingidos 720, 468, 987, 525, 813 alcances na publicação destaque de cada subgrupo já citado, e mais 449 alcances referentes ao novo subgrupo integrado ao projeto no ano de 2021 – subgrupo da Saúde Bucal. Todas as postagens são focadas em temas globais relacionados à saúde, beleza, bem-estar, alimentação e cuidados diários. A partir dos dados obtidos, pode-se observar que o trabalho realizado pelo grupo ao longo do período avaliado está sendo bem aceito pelos seguidores da página do ‘Instagram’, já que quase metade do público acompanha semanalmente e diariamente as postagens e, além disso, o número de seguidores é crescente, conforme os dados apresentados pelo próprio algoritmo do Instagram.



Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2764-2135