EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: VIVÊNCIAS NA E COM A NATUREZA

Luana Wickert, Felipe Gustsack

Resumo


Apresento, neste resumo, a minha experiência de Estágio na Educação Infantil, realizado na Escola Municipal de Educação Infantil Vó Olga, na cidade de Mato Leitão, pertencente ao vale do Rio Pardo - RS, com a turma do nível 3B composta por quinze crianças bem pequenas, que têm de dois a três anos de idade. Devido à Pandemia do Corona Vírus, as vivências foram encaminhadas de maneira remota, e, a proposta de atividades pedagógicas foi construída com o intuito de propiciar às crianças vivências na e com a natureza, sendo que esta temática já fazia parte das vivências da turma. O planejamento e realização destas práticas exigiram muito estudo, pesquisas e reflexões de minha parte, provocados pelo contexto e pelo orientador de meu estágio para o que pude contar com a parceria das famílias que mediaram e não mediram esforços para o sucesso destas experiências. Nesse sentido vale destacar que com o ensino remoto pude perceber o quanto é imprescindível o trabalho conjunto e a parceria entre escola e família, bem como ressignificar a educação. Considerando a realidade do ensino, todas as vivências foram adaptadas de um modo claro e objetivo para que as famílias pudessem interpretar da melhor maneira possível e mediar estas experiências, em casa. O tema do projeto, a Natureza, foi escolhido também por carregar consigo um rico conteúdo simbólico, que possibilita múltiplas sensações e experiências com diferentes elementos e possibilidades expressivas, sendo um espaço potente que dá sentido à educação e inspira crianças e adultos. Em suas experiências, crianças se entregam com inteireza e espontaneidade. Por isso surge a necessidade do acolhimento, para que se reflita sobre o modo no qual os espaços e materialidades são organizados para que as crianças possam explorá-los. E, ao falar dessa preocupação com o modo pelo qual o mundo é apresentado para as crianças, é preciso refletir que a natureza é o fundamento do homem. Ela é o seu território. Além disso, é com as mãos que a criança irá se encantar, sentir e viver a natureza, com muita sensibilidade. E, através das propostas do projeto, as crianças puderam explorar com muita curiosidade o seu entorno e suas riquezas, de uma maneira bastante significativa e sensível. Assim, os retornos das famílias quanto às aprendizagens das crianças se deram através do grupo da turma no whatsapp, que confirmaram os resultados em lindos registros e significativas aprendizagens para todos/as.

Palavras-chave: Educação Infantil. Ensino. Aprendizagem. Experiência. Natureza.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2764-2135