EXPERIÊNCIAS POÉTICAS COM ELEMENTOS DA NATUREZA

Bruna Ferreira Paz, Eduarda Kauffmann, Sandra Regina Simonis Richter

Resumo


O artigo tem o objetivo de compartilhar as experiências vivenciadas durante o estágio obrigatório da Educação Infantil, do curso de Pedagogia, realizado com crianças da pré-escola, na cidade de Santa Cruz do Sul, no decorrer do mês de junho de 2021. Salientamos que o estágio foi realizado de forma presencial, com todos os cuidados e protocolos de distanciamento vigentes no município em decorrência do Coronavírus. Tendo como base as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI), destacando as interações e brincadeiras, que idealizamos o estágio. Através de um planejamento semanal flexível, possibilitamos às crianças oportunidades para o protagonismo de suas vivências, explorando e experienciando com elas novas descobertas e constituindo memórias. O planejamento de nossas atividades partiu do tema “Experiências poéticas com elementos da natureza” através de três eixos principais: os elementos da natureza, a obra literária “A árvore generosa” e a produção de um painel coletivo como principal forma de visualização do nosso processo vivido com as crianças. O objetivo geral foi oportunizar diversas experiências de linguagem com elementos da natureza. Este concretizou-se através de ações pedagógicas com elementos naturais e materialidades não estruturadas, como recortes e sobras de madeiras, argila, folhas do pátio, terra.. A intenção pedagógica foi promover atividades que garantissem a autonomia e o protagonismo das crianças para que elas também pudessem construir em conjunto conosco este planejamento flexível. Durante o período de estágio, exploramos diversos elementos da natureza como terra, galhos e folhas, madeiras e tintas naturais produzidas com as crianças. Com estas materialidades, o grupo foi provocado a imaginar e produzir sentidos lúdicos através da palavra, do desenho, da pintura, da colagem, explorando distintos modos de narrar o vivido. Outra ação pedagógica proposta por nós foram os momentos de partilha de nossas narrativas na qual consideramos extremamente significativos. Estes ocorreram em distintos momentos nos quais as crianças puderam expressar as suas sensações e percepções quanto as suas próprias realizações ao compartilharem suas compreensões também com seus colegas. Para sustentar o planejamento, o tema e os eixos que o orientaram, o texto apresenta os estudos por nós realizados em torno da relação entre infâncias e crianças, a criança no mundo, a dimensão lúdica da imaginação poética e os projetos na educação infantil. Através desta aproximação teórica refletimos as vivências e descobertas durante nosso estágio na educação infantil. Momento único de muitos aprendizados que ficarão em nossa memória.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2764-2135