ORGANIZAÇÃO DO ACERVO E MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE PESQUISA NO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DA UNISC
Resumo
O Centro de Documentação da Universidade de Santa Cruz do Sul (CEDOC) guarda um importante acervo documental da história de Santa Cruz do Sul e região, bem como da própria Unisc. O CEDOC está vinculado ao Curso de História e foi implementado em 1998 na instituição. Inicialmente sofreu diversas limitações, principalmente em relação ao espaço físico e a uma equipe para mantê-lo funcionando. Contudo, ao longo dos últimos 10 anos, foi possível solucionar algumas dessas questões. Nesse sentido, em 2007, o CEDOC passou a ocupar as suas novas e definitivas dependências junto ao Memorial (Bloco 46) da UNISC, com um local apropriado para o armazenamento e o manuseio da documentação do acervo. Já em relação à limitação financeira e de recursos humanos, ainda dispõe de poucos meios para facilitar o acesso dos pesquisadores. Por conta disso, foi criado o projeto “Organização do acervo e melhoria das condições de pesquisa no Centro de Documentação da UNISC”, que já ocorre desde 2015, sendo renovado anualmente. As principais atividades desenvolvidas no CEDOC são o atendimento a especialistas e ao público em geral, possibilitando o acesso a importantes fontes documentais referentes à cultura, economia, política, história, educação, enfim, ao comportamento dos diferentes grupos sociais que formam a sociedade do Vale do Rio Pardo, além da organização desse conjunto de documentos, tendo uma preocupação com a conservação, restauração e digitalização do acervo iconográfico, bem como do acervo textual, principalmente dos jornais. A etapa seguinte é a disponibilização desses materiais em um Sistema de Acesso. Os objetivos do projeto são organizar, reunir, preservar e colocar à disposição do público fontes documentais de origem pública e privada; buscar o intercâmbio de experiência de pesquisas entre professores e pesquisadores dos Departamentos da UNISC; oferecer aos alunos graduandos a possibilidade de melhoria de sua formação acadêmica; e preparar pesquisadores para a elaboração de histórias municipais. Assim, a finalidade dessa iniciativa é qualificar e melhorar o atendimento do Centro de Documentação, facilitando o acesso dos pesquisadores a esses materiais. A metodologia aplicada é a reorganização dos Fundos; disposição do material em estantes mais acessíveis aos bolsistas; inventário dos documentos e das fotografias; acondicionamento das peças com salvaguardas contra umidade, poeira e mofo; ajuste das fichas catalográficas e dos instrumentos de controle; identificação das peças e seu registro; higienização do acervo e digitalização dos documentos e das fotografias. Os principais resultados ao longo desse projeto foram a manutenção do número de bolsistas; a compra de luvas, máscaras, flanelas, pincéis de limpeza, papel-manteiga e pardo para conservar as fotografias e os documentos/jornais do acervo; e adição de novas e espaçosas prateleiras para melhor acomodar o material. O atendimento presencial retornou no mês de maio, seguindo os protocolos da instituição, permitindo continuar a rotina de organização do acervo e atendimento ao público. Foi necessário investir tempo na limpeza do ambiente e restauração de livros. A digitalização de fotos foi uma das atividades que não parou, mesmo na pandemia e continuará por alguns anos. Assim, aos poucos, o CEDOC está retornando às suas atividades costumeiras.
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ISSN 2764-2135