PIBID – PRODUÇÃO DE JOGOS PEDAGÓGICOS PARA A ESCOLA LUIZ SCHOEREDER

Eloisa Reinke, Lorenzo Lieberknecht Dhein, Bianca Passos Fredrich, Marcia Adriana de Oliveira, Susana Margarita Speroni

Resumo


O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), criado em 2007 pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), tem o objetivo de valorizar e incentivar a formação de docentes, que participam em atividades junto às escolas públicas de Santa Cruz do Sul. Em 2020, a CAPES acolheu a Unisc (Universidade de Santa Cruz do Sul) para mais uma edição de seu programa, que começou oficialmente no dia 03 de novembro. Contudo, devido à crise sanitária mundial, o projeto teve seu início de forma remota. Somente em 2021, com a diminuição dos números de casos de coronavírus e com a abertura das escolas de forma parcialmente presencial, que o projeto iniciou a se desenvolver. Os bolsistas do subprojeto I - componentes curriculares participantes: Letras Português, Matemática e Pedagogia – Alfabetização, foram distribuídos para dar apoio às escolas da região. Porém, visando manter a saúde e o bem-estar, foi ofertada a opção de trabalhar de forma remota. Portanto, essa pesquisa se dá com o objetivo de relatar o processo da produção de jogos pedagógicos para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Schroeder. Como o foco do subprojeto I é a alfabetização dos alunos, foram produzidos jogos para as turmas dos anos iniciais (1°, 2° e 3° ano do ensino fundamental) com conteúdos introdutórios sobre o alfabeto, a formação de palavras e as operações básicas da matemática (adição, subtração, multiplicação e divisão). Para a construção dos jogos é necessário levar em conta dois fatores: o conteúdo e os materiais. Em primeiro lugar foram feitas pesquisas, e se baseando no resultado delas que se começou a produção. Já os materiais são fornecidos pela Unisc para ajudar na confecção. No desenvolvimento dos jogos que visam o desenvolvimento do letramento, foi necessário o uso de caixa de sapatos, tampas de garrafas pets, EVA, folhas de ofício, folhas coloridas, tinta guache, fitas coloridas, cola, lápis de cor, caneta hidrocor preta, palito de madeira e papel contact. Como resultado temos um jogo que conta com letras, palavras e figuras e que tem o objetivo de ajudar os estudantes a reconhecer letras e palavras. Também foi criado o jogo picolé das sílabas, que tem como intuito formar palavras através das sílabas soltas. Por sua vez, para os jogos pedagógicos de matemática usou-se papel colorido, folhas de ofício, grampos de prender roupa, caneta hidrocor preta, cola e papel contact. Como efeito, tem-se um jogo que conta com exemplos de contas de adição e subtração, para servir de introdução à matemática. Outro jogo feito foi o dominó da divisão, multiplicação e subtração, com o objetivo de desenvolver o raciocínio lógico matemático. Por fim, ainda foram feitos três jogos de tabuleiro para jogar em equipes, eles contam com desafios de operações matemáticas e, além de ajudar no desenvolvimento matemático, ele estimula o trabalho em equipe. Todos os trabalhos já foram entregues à escola, para que os estudantes possam, por meio deles, iniciar seu processo de alfabetização e criar um vínculo com os números.

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ISSN 2764-2135