EDUCAÇÃO E SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE SANTA CRUZ DO SUL - RS: ENTENDIMENTO DE PROFESSORES E GESTORES SOBRE DETERMINANTES SOCIAIS EM SAÚDE.
Resumo
Introdução: A educação em saúde é uma prática fundamental para o desenvolvimento de melhores condições de vida das mais diversas populações. Ela envolve e define os modos como os profissionais da saúde, os gestores e a população desempenham suas funções e, partindo disso, colabora para o aumento da qualidade de vida da população em geral. Tradicionalmente, questões relacionadas à saúde, na Educação Básica, são organizadas, operadas e destinadas por/para disciplinas que se inserem no campo dos estudos sobre o corpo, pelo viés, predominantemente, biológico. Neste contexto, entende-se que questões relativas às políticas públicas de saúde, como o funcionamento do Sistema Único de Saúde, e aos Determinantes Sociais de Saúde (DSS) deixam de ser levadas em conta, em muitas escolas e, mais precisamente, nas disciplinas não biológicas. Objetivo: Identificar e problematizar o conhecimento dos professores e gestores da educação básica, da cidade de Santa Cruz do Sul, RS, acerca de temas relevantes para saúde, em especial no que se refere aos DSS. Metodologia: Pesquisa quanti-qualitativa, descritiva, desenvolvida por meio de questionário eletrônico no site Google Forms. Após aprovação no CEP, o link do questionário foi disponibilizado, por meio de e-mails e redes sociais, por gestores de escolas municipais, estaduais e privadas, para os professores de escolas de educação básica, Ensinos Fundamental e Médio. Cada participante, nas perguntas, podia marcar todas as alternativas que considerasse corretas. Resultados e discussão: O questionário foi respondido por 331 professores e gestores. Apenas 33,8% dos respondentes afirmaram saber o que são Determinantes Sociais em Saúde (DSS) e, destes, 71,3% afirmam trabalhar o tema com estudantes em sala de aula. Em relação aos temas que contemplam os DSS, a "alimentação" foi marcada por 95,5%, o "saneamento básico" por 92,9%, "moradia" por 81,3% e meio ambiente por 78,6%. Contudo, apenas 41,1% assinalaram “transporte”, 58% “lazer” e 62,5% “trabalho e renda”. No que se refere à abordagem em sala de aula, 71,3% dos respondentes trabalham os temas nas suas aulas, principalmente na forma de rodas de conversas (72,3%) e palestras (60,7%). Dos assuntos abordados destacam-se: higiene (92,9%), meio ambiente (85,7%), nutrição (83,9%) e drogas (71,4%). Nos itens menos assinalados estão saúde mental e suicídio (48,2%) e infecções sexualmente transmitidas (58,9%). Conclusão: Ao se considerar que os DSS são os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população, pode-se pensar que os dados indicam desconhecimento sobre o tema, por parte dos profissionais da educação básica, mesmo quando acreditam reconhecer os DSS.
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ISSN 2764-2135