EDUCAÇÃO E SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA DE SANTA CRUZ DO SUL - RS: ENTENDIMENTO DE PROFESSORES E GESTORES SOBRE DETERMINANTES SOCIAIS EM SAÚDE.

Fernanda Wartchow Schuck, Irene Souza, Camilo Darsie de Souza, Giovana Maria Fontana Weber, Sabrina Abed, Kelly Mariana Rodrigues, Patrick Luiz Martini, Carina Louise Drescher, Mateus de Arruda Tomaz

Resumo


Introdução: A educação em saúde é uma prática fundamental para o desenvolvimento de melhores condições de vida das mais diversas populações. Ela envolve e define os modos como os profissionais da saúde, os gestores e a população desempenham suas funções e, partindo disso, colabora para o aumento da qualidade de vida da população em geral. Tradicionalmente, questões relacionadas à saúde, na Educação Básica, são organizadas, operadas e destinadas por/para disciplinas que se inserem no campo dos estudos sobre o corpo, pelo viés, predominantemente, biológico. Neste contexto, entende-se que questões relativas às políticas públicas de saúde, como o funcionamento do Sistema Único de Saúde, e aos Determinantes Sociais de Saúde (DSS) deixam de ser levadas em conta, em muitas escolas e, mais precisamente, nas disciplinas não biológicas. Objetivo: Identificar e problematizar o conhecimento dos professores e gestores da educação básica, da cidade de Santa Cruz do Sul, RS, acerca de temas relevantes para saúde, em especial no que se refere aos DSS. Metodologia: Pesquisa quanti-qualitativa, descritiva, desenvolvida por meio de questionário eletrônico no site Google Forms. Após aprovação no CEP, o link do questionário foi disponibilizado, por meio de e-mails e redes sociais, por gestores de escolas municipais, estaduais e privadas, para os professores de escolas de educação básica, Ensinos Fundamental e Médio. Cada participante, nas perguntas, podia marcar todas as alternativas que considerasse corretas. Resultados e discussão: O questionário foi respondido por 331 professores e gestores. Apenas 33,8% dos respondentes afirmaram saber o que são Determinantes Sociais em Saúde (DSS) e, destes, 71,3% afirmam trabalhar o tema com estudantes em sala de aula. Em relação aos temas que contemplam os DSS, a "alimentação" foi marcada por 95,5%, o "saneamento básico" por 92,9%, "moradia" por 81,3% e meio ambiente por 78,6%. Contudo, apenas 41,1% assinalaram “transporte”, 58% “lazer” e 62,5% “trabalho e renda”. No que se refere à abordagem em sala de aula, 71,3% dos respondentes trabalham os temas nas suas aulas, principalmente na forma de rodas de conversas (72,3%) e palestras (60,7%). Dos assuntos abordados destacam-se: higiene (92,9%), meio ambiente (85,7%), nutrição (83,9%) e drogas (71,4%). Nos itens menos assinalados estão saúde mental e suicídio (48,2%) e infecções sexualmente transmitidas (58,9%). Conclusão: Ao se considerar que os DSS são os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população, pode-se pensar que os dados indicam desconhecimento sobre o tema, por parte dos profissionais da educação básica, mesmo quando acreditam reconhecer os DSS.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2764-2135