DESAFIOS NA DOCÊNCIA DURANTE A PANDEMIA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DA REDE MUNICIPAL DE SÃO LEOPOLDO?

Victor Hugo de Souza Almeida, Elí Terezinha Henn Fabris, Eduarda Sebastiany

Resumo


Este trabalho é um recorte de uma pesquisa mais abrangente, intitulada “A produção de docências contemporâneas: a experiência coformativa entre professores e futuros professores em tempos de Covid-19” que tem como objetivo geral analisar as docências contemporâneas produzidas entre os professores e futuros professores por meio de “experiências coformativas” a partir da crise da Covid-19. Nesta investigação pretendo responder a seguinte questão: Como os professores dos Anos Finais da Rede Municipal de São Leopoldo narram seus principais desafios na docência durante a pandemia de Covid-19? Essa indagação busca compreender quais são os principais desafios enfrentados por estes professores em suas docências durante a crise da Covid-19 e como eles estão tentando superar estes desafios. Os materiais utilizados foram extraídos de um questionário realizado por meio do Google Forms, referente a pesquisa mais abrangente. A partir de duas perguntas do questionário, foram analisadas 45 respostas dos professores que atuam nos Anos Finais do Ensino Fundamental no município de São Leopoldo. As respostas foram organizadas em tabelas e analisadas a partir do refencial. O referencial teórico utilizado conta com autores que pesquisam a docência contemporânea, tais como: Elí Terezinha Henn Fabris, Marta Pozzobon, Roberto Rafael Dias da Silva e Richard Sennett. Após a análise das recorrências, as narrativas foram organizadas em quatro grupos de sentidos. Como resultados constatou-se que os desafios narrados pelos professores possuem quatro ênfases recorrentes: 1) desafios relacionados à infraestrutura e tecnologia; 2) desafios relacionados à participação dos alunos nas aulas online; 3) desafios relacionados à problemas sociais externos à escola e 4) desafios relacionados à avaliação dos alunos nas aulas online. Pode-se concluir que os professores se engajaram para superar os desafios impostos pelo distanciamento e buscaram se apropriar das ferramentas digitais. No entanto consideramos que muitos dos desafios enfrentados pelos professores têm origem fora da escola, tais como o acesso precário de parte dos alunos à internet e às aulas. Apesar disso, algumas possibilidades se apresentam e nem tudo são dificuldades. Para potencializar essas possibilidades e auxiliar na superação dos desafios é preciso que a formação de professores se atente às especificidades de cada escola e região. Há a necessidade de políticas públicas de apoio às famílias dos alunos em suas necessidades tecnológicas e estruturais, bem como o desenvolvimento da cultura e da inclusão digital nas escolas públicas.

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ISSN 2764-2135