DESAFIOS DO ENSINO REMOTO, NA VOZ DO ACADÊMICO

Miréli Soares do Amaral, Paula Lemos Moraes, Anabela Silveira de Oliveira

Resumo


A Pandemia do Covid-19 ocasionou no ensino uma abordagem inovadora, seguindo padrões tecnológicos diferentes dos que, até então, compunham a rotina de uma sala de aula. O objetivo desse trabalho consiste em relatar as experiências de acadêmicos de uma instituição de ensino superior (IES) comunitária do interior do Rio Grande do Sul, neste período. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica, de abordagem quali-quantitativa e  exploratória, quanto aos objetivos. Os dados foram captados através de um formulário eletrônico, preenchido por 132 acadêmicos de 10 cursos de graduação, no qual os estudantes foram questionados sobre suas vivências com aulas online. Anteriormente, 75% dos estudantes não haviam tido contato com aulas remotas, o que lhes proporcionou uma nova maneira de aprendizagem, e por vezes, um empecilho para seu aprendizado pois, muitos não possuíam as ferramentas que lhes permitiam o acesso a plataformas digitais. Sobre o desempenho acadêmico, 60,6% das respostas revelam um aprendizado estável, nem melhor, nem pior do que no presencial. Quanto às dificuldades de permanência e acesso às aulas, os acadêmicos elencaram a internet instável (47,7%); seguida da falta de concentração (33,3%) ocasionada pela rotina de seus lares; falta de estímulo (9,8%) originado por problemas de ordem pessoal ou profissional e, entrada somente pelo celular, 9,1%. Quanto às plataformas ou aplicativos que conseguiram acessar: 58,3% elegeram o Google Meet como o serviço de comunicação por vídeo que lhes permitiu interação e dispor do conteúdo; 25% apontaram a plataforma Moodle, repositório de todos os materiais de estudo que foram utilizados nas videoconferências; 15,2% assinalaram os navegadores da internet e, 1,5% as redes sociais. Desta forma, considera-se que o ensino remoto ainda enfrenta grandes desafios para sua plena realização, dentre os quais estão as complexas questões pedagógicas, a aquisição de dispositivos digitais e a manutenção dos custos de conexão à internet. O ensino remoto teve como objetivo manter as atividades acadêmicas, sem alterar a rotina estudantil, priorizando as aprendizagens dos estudantes através de recursos tecnológicos, quer sejam videoconferências, plataformas digitais, orientações e interações em tempo real, aproximando alunos e professores. Destacam-se alguns benefícios com as aulas na forma remota: maior aproveitamento dos conteúdos, flexibilidade e autonomia do estudante. Porém, tanto no home office como nesta forma de ensino, o ambiente familiar, os recursos tecnológicos ultrapassados e a internet de baixa qualidade têm influenciado o aproveitamento acadêmico.


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ISSN 2764-2135