"CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NOS ANOS INICIAIS"

Kassia Betina Freitas Pellegrin, Alan Alves Freire, Carlos Rene Ayres

Resumo


O projeto “Contação de histórias nos anos iniciais”, trata-se de uma iniciativa criada para contemplar o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Realizado em uma escola pública estadual de Santa Cruz do Sul, a “Contação” é ministrada semanalmente, em uma turma de 2° ano do ensino fundamental, com alunos entre 7 e 8 anos, em fase de alfabetização avançada. Ainda em andamento, o projeto já passou por diversas etapas e consiste na realização de vídeos para os trabalhos remotos com as crianças e apresentação presencial em sala de aula para que haja o direcionamento de cada etapa. Um momento literário é essencial e único para cada criança e ser um mediador dessa entrega literária que chega até cada um deles é uma grande responsabilidade, por isso toda a sensibilidade durante as escolhas de leituras para a execução em sala de aula precisa ser criteriosamente observada e analisada para que haja assim um impacto positivo para cada aluno. Espera-se, ao longo das semanas de desenvolvimento do projeto “Contação de histórias nos anos iniciais”, partindo do conhecimento prévio em prática de literacia por parte das crianças e dos materiais disponibilizados pelo trabalho dos bolsistas do PIBID junto à professora titular, que os alunos consigam compreender a associação pertinente entre texto e imagem, dialogando e debatendo, em uma sequência lógica de fatos, sobre as histórias ministradas. Após o momento de compartilhamento de ideias, a fixação do conteúdo (caderno) auxiliará no pleno desenvolvimento da memória motora e visual de toda a classe, respeitando os limites de cada criança. É importante lembrar que boa parte dos anos iniciais ainda está em fase de alfabetização e o presente projeto consiste apenas no estímulo literário por isso em algumas aulas os livros selecionados possuem apenas linguagem visual para que cada criança se sinta livre para a interpretação. Tendo em vista o atual momento pandêmico, os participantes continuam seguindo todos os protocolos necessários para a segurança de todos, inclusive com aviso prévio dos materiais necessários para as produções criativas de cada aula e assim cada aluno já se prepara com o próprio material sem que haja compartilhamento. Até o momento já foram recebidos diversos feedbacks positivos e um grande acolhimento do projeto tanto por parte da escola quanto por parte das crianças que estão participando. O objetivo do projeto deve ser finalizado até o final do ano de 2021 com a proposta de apresentações dos trabalhos criativos que são produzidos dentro da sala de aula enquanto ocorrem as leituras. Também estão sendo feitos registros por meios de relatórios para que cada aula seja devidamente analisada e previamente preparada com o plano de aula dentro de dois eixos, remoto via vídeos e presencial. Conclui-se que até o momento presente, seguem ainda as realizações de cada etapa do projeto com uma grande evolução dos alunos da turma dentro deste encontro de leitura que passou a ser considerado leve e agradável.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2764-2135