CONTATO EM MEIO A SOLIDÃO: AUXILIANDO O COMBATE À SOLIDÃO ATRAVÉS DO TELEFONE
Resumo
Os anos de 2020 e 2021 foram marcados por medidas de contenção ao coronavírus, um vírus letal e de alta propagação que colocou o mundo em um cenário de pandemia. Tais medidas buscaram limitar o alastramento do vírus através do isolamento e distanciamento social, restringindo o contato das pessoas com possíveis portadores do vírus. Entretanto, as medidas também reduziram o convívio social dos indivíduos que passaram por este período, gerando consequências na saúde mental dos mesmos. Neste período, recomendou-se o isolamento mais acentuado para os idosos, indivíduos com mais de 60 anos de idade, devido a sua alta taxa de mortalidade pelo coronavírus. Através de revisões bibliográficas e de relato de experiência, este documento procura clarear o questionamento: “poderia o contato via telefone auxiliar o combate à solidão?". Não existe um consenso sobre o que seria o sentimento de solidão, entretanto, pesquisadores da área estão de acordo com algumas características deste sentimento. As principais são, que ele produz uma sensação desagradável, é um sentimento subjetivo de cada indivíduo resultante de vínculos sociais não satisfatórios(TEIXEIRA, 2010). A solidão, nas pessoas idosas, pode surgir de eventos como a perda de um ente próximo, desafeto familiar e características culturais. Este sentimento impacta negativamente a saúde do indivíduo, podendo colaborar com o aparecimento de sintomas como ansiedade, depressão e declínio cognitivo. Devido às suas consequências, a literatura explorada aponta para a necessidade de atenção aos seus sinais, assim como, a possibilidade de seu incremento em decorrência das medidas de contenção ao coronavírus, como o isolamento social. Corroborando estes apontamentos, um estudo realizado com 9.173 integrantes relatou que a metade sentiam frequentemente a solidão.(ROMERO, 2021) Frente a esta realidade, a Universidade de Santa Cruz do Sul desenvolveu um projeto de cuidado à distância para idosos, visando, dentre outros objetivos, reduzir os impactos da solidão na população idosa, frequentadora de atividades da UNISC, durante este período pandêmico. O projeto atendeu 636 idosos, residentes de Santa Cruz do Sul, de março a agosto de 2020. Durante as ligações foi respondido um questionário, este possibilitou aos participantes avaliarem o serviço prestado pelo grupo de pesquisa em “Envelhecimento e Cidadania'', e expressarem suas opiniões acerca do contato telefônico. Todos agradeceram pelo contato, 20% alegaram que o contato deixou o seu dia mais feliz e 16% elogiaram a preocupação por parte da universidade. Este ano de 2021, o trabalho de Telecuidado foi retomado em abril e, as ligações recebem uma alta quantidade de elogios, os participantes expressaram sua vontade de conversar, compartilhando as suas histórias, angústias e acontecimentos neste ano pandêmico. Durante as conversas, é perceptível a angústia pela incerteza da segurança da sua família, assim como a presença de um sentimento maior de solidão naqueles que tiveram de ficar distante de seus familiares. O contato possibilitou que as pessoas idosas compartilhassem as suas angústias com os bolsistas deste projeto, contando suas histórias. A abertura deste espaço de livre expressão para os participantes do projeto, gerou resultados positivos, tanto para os que dele usufruem, quanto para os alunos que participam como facilitadores, mostrando que o contato por meio do telefone pode ser uma ferramenta no combate ao sentimento de solidão.
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ISSN 2764-2135