PIBID E ALFABETIZAÇÃO: CONSTRUINDO POSSIBILIDADES E SUPERANDO DESAFIOS

Monique dos Santos Silveira, Michelí Sabrina Vogt, Susana Margarita Speroni

Resumo


A alfabetização é a base de uma educação construtivista e o alicerce para uma educação crítica e autônoma. A etapa de Anos Iniciais é considerada a mais importante e onde se inicia o processo de formação dos alunos. É nesta fase onde se desenvolve a leitura, a escrita e a comunicação, todas as competências essenciais no desenvolvimento cognitivo das crianças. Neste contexto, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID do Governo Federal e da Capes oportuniza a milhares de acadêmicos de Licenciaturas do país o contato direto com as vivências e os desafios da escola. O objetivo do PIBID no contexto da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC é que os bolsistas auxiliem professores e alunos de todos os níveis de ensino nas tarefas cotidianas da escola, produzam materiais de uso nas aulas que possibilitem aos estudantes conhecer o uso e função social da escrita e da leitura. Assim, bolsistas realizaram uma sondagem de informações para compreender as necessidades de suporte que a Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário necessitava para, em seguida, planejar ações pedagógicas. A partir disto, foram confeccionados materiais destinados à alfabetização de estudantes surdos como o alfabeto em cartas, alfabeto numérico, dados e jogos de memória em Libras. Após a confecção e entrega destes materiais foi elaborada uma proposta mais ampla de Kits pedagógicos. Através de reuniões e discussões realizadas junto a professores e orientadores sobre o que poderia compor os kits, definiu-se a elaboração de um dicionário de alfabetização acompanhado por materiais escolares. A ideia do dicionário partiu da necessidade relatada por professores e pela equipe diretiva de auxiliar alunos com dificuldades de leitura e escrita. Desta forma, foi organizado um material com amplo repertório de atividades para cada letra, onde os professores juntos aos alunos possam explorar diferentes atividades lúdicas, com o objetivo de superar as dificuldades dos educandos. Ao longo do período vigente da bolsa será mantido contato frequente com a equipe diretiva e professores das turmas, enquanto for remoto, para a elaboração de novos materiais que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Portanto, os materiais confeccionados até aqui que servem como apoio pedagógico para professores de estudantes surdos e ouvintes têm sido muito positivos para o percurso formativo, com o propósito de ampliar os repertórios como futuros docentes.

Palavras-chaves: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Ações pedagógicas. Alfabetização. Ensino-aprendizagem.


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ISSN 2764-2135