EXPERIÊNCIA POÉTICA E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: LINGUAGEM, INTERCORPORALIDADE E MUNDO

Bruna Ferreira paz, Sandra Regina Simonis Richter

Resumo


Este resumo tem por objetivo partilhar estudos e ações realizadas como bolsista de Iniciação Científica no projeto de pesquisa Experiência poética e docência na Educação Básica: linguagem, intercorporalidade e mundo, desencadeado em 2019 e vinculado aos Programa de Pós-Graduação em Educação e em Letras através do grupo de pesquisa Estudos Poéticos: Educação e Linguagem UNISC/CNPq. O projeto estabelece uma interlocução interinstitucional entre grupos de pesquisa vinculados à UNISC, à UFRGS e à Escola de Educação Infantil da Universidade Federal Fluminense – COLUNI/UFF para compreender possibilidades de planejar, organizar e realizar na Educação Básica a ação pedagógica que valora, desde a creche, a experiência lúdica e lúcida de ser brincante da e na linguagem como alegria da expansão de sentidos, como potência de pensamento e como conquista de significados na convivência. Entre 2020 e 2021 vivi a experiência desafiadora, mas também significante e prazerosa, de conviver e estudar com professores de Educação Básica e grupos de pesquisa, os quais potencializaram ações que afirmam a relevância educacional de favorecer possibilidades lúdicas e lúcidas de habitar o mundo pela consideração pedagógica tanto aos desafios ao raciocínio quanto às provocações à imaginação. Nesse percurso, me detive na obra A poética do devaneio de Gaston Bachelard, em especial no capítulo Os devaneios voltados para a infância, no qual busquei aprofundar concepções de imaginação, memória e infância. Em virtude da pandemia da COVID-19, minha experiência como bolsista de iniciação científica foi totalmente online, não tendo a oportunidade de estar presencialmente no ambiente acadêmico juntamente com colegas e professores. Minha participação no grupo de pesquisa ocorreu semanalmente através dos meios digitais, sendo o Google Meet nossa principal ferramenta. Essa condição não impediu estabelecer o instigante diálogo entre a minha formação em Pedagogia e a fenomenologia da imaginação poética de Bachelard ao permitir interrogar a relação entre educação das infâncias e experiências de linguagem desde a clássica cisão entre corpo e mundo, entre imaginação e razão, quanto de históricos obstáculos pedagógicos que remetem ao mito pedagógico da criança criadora e naturalmente imaginativa e à fragmentação racional do corpo em linguagens ou áreas de conhecimento. Foi através desta experiência que compreendi a importância da pesquisa ao vivenciar outro modo de habitar a universidade pela relevância de aprender a estudar temas que ampliam interrogações e horizontes para educadoras(es) e futuras educadoras(es) através da continuidade das leituras, participação em seminários, palestras e conversas acadêmicas. A aproximação entre ações de pesquisa, ensino e extensão através de encontros de formação continuada e eventos que integram artes plásticas, teatro, música, literatura e dança no III Seminário Estudos Poéticos – webnários e rodas poéticas organizadas pelo grupo de pesquisa entre dezembro de 2020 a outubro de 2021 – permitiu afirmar a relevância da docência na Educação Básica resistir à crescente tendência de submeter processos escolares à lógica econômica da produtividade e assim reduzir experiências de mundo porque compreende que uma linguagem simplificada não é o mesmo que uma linguagem simples.

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ISSN 2764-2135