A POESIA ENCONTRA A UNISC E A EDUCAÇÃO BÁSICA - ENCONTROS COM A POESIA

Bruna Elise Stumm, Ângela Cogo Fronckowiak

Resumo


Movidos pela sensibilidade do olhar poético e educativo ressignificado, os membros do projeto de extensão A poesia encontra a Unisc e a Educação Básica - Encontros com a Poesia, proposto pelo Grupo de Pesquisa Estudo Poéticos, congrega professores pesquisadores do PPGEdu e PPGL – UNISC e dialoga com grupos e universidades (UFRGS, UFF), com os quais mantém ações diferenciadas, de pesquisa e de extensão, envolvendo a linguagem em suas diferentes dimensões. A pandemia fez o projeto, que há quatro anos traz escolas de Educação Básica para compartilhar o poético na Unisc, ser suspenso. Em 2021/1, tentamos readaptá-lo de modo on-line, mas não conseguimos escolas parceiras para realizá-lo via Google Meet ou outra plataforma, pela dificuldade dos professores organizarem momentos extra de leitura com tantas demandas oriundas do novo normal. Como bolsista do projeto desde 2020, ano do início da pandemia, tenho integrado, desde lá, reuniões semanais em que estudamos artigos teóricos. Em 2021, pelos impedimentos citados, continuamos nossa sistemática de estudo em momentos síncronos. Dentre as leituras realizadas, estão “A distinção entre conhecer e pensar em Hannah Arendt e sua relevância para a educação” e o artigo “Educar para ler desde a infância: o valor poético da vocalidade e da imaginação”, leituras que aperfeiçoaram minha formação ao abordar complementarmente a importância de pensar a leitura, também na vida das crianças não alfabetizadas, que podem vivê-la intensamente com adultos, pais e professores não apenas como conhecimento. No grupo, refletimos sobre a essencialidade de propiciar banhos de linguagem aos jovens, para instigar sua imaginação, curiosidade e inteligência conversando, cantando, ouvindo histórias e músicas e estando imersos em linguagem constantemente. Isso abrange poder se expressar e sentir a intensidade do ato poético que nos motiva à ação compartilhada com outros, e ler e aprender com aquilo que estamos lendo, também é operação que envolve dinamismo. Por isso, considero significativo o espaço oportunizado pelos Encontros com a Poesia, pois momentos de linguagem experimentada em espaços diferenciados coletivamente nos mostra não só o  significado estético da leitura, mas sua faceta ética e política comunitária. Agora, em 2021/2, a metodologia de trabalho inclui: a) leitura e seleção de livros de poetas infantojuvenis para produzir outras seleções que incluam poemas com temáticas destinadas à infância; b) encontros de estudo diferenciados, numa semana, me reúno à integralidade do Grupo Estudos Poéticos e, na seguinte, apenas com bolsistas e pós-graduandos de Letras. Em relação aos Encontros com a Poesia, a primeira ação de extensão de 2021 foi definida para setembro, quando realizaremos um Encontros com a Poesia na XXI Semana Acadêmica de Letras, que ocorre em paralelo com o X Colóquio Internacional Leitura e Cognição bianualmente, desde a primeira edição do evento. A ideia, como nos outros encontros, é ofertar processo semelhante ao do Encontros presencial por meio de mídias digitais, organizado por futuros professores. Serão momentos que  permitirão construir e experimentar a potência formativa através do poético, exaltando imagens daquilo que é belo para cada pessoa que se juntar a nós. Acreditamos que, com o avanço da vacinação e a volta da presencialidade conseguiremos propor mais encontros até o final do ano.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2764-2135