A DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA NOS AIEF: CONTRIBUIÇÕES DAS DISCIPLINAS CURRICULARES E ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS.
Resumo
INTRODUÇÃO: Neste trabalho apresentamos e discutimos os resultados parciais das ações desenvolvidas no período 2019/2 e 2020/1 no projeto ‘Docência, Etnomatemática e Práticas Educativas’, tendo em vista que no ano de 2021, não houve intervenções e novos questionamentos efetivados, devido a pandemia da COVID-19. OBJETIVO(S): O objetivo do estudo é compreender como se constitui uma docência para aprender e ensinar matemática nos anos iniciais, tendo como foco central os componentes curriculares do Curso de Pedagogia, que abordam a Matemática e sua docência e o Estágio Curricular realizado nos AIEF. METODOLOGIA: Para alcançar os objetivos a pesquisa assume uma dimensão qualitativa, baseado em três principais etapas: revisão de literatura, análise de documentos e questionário online, enviado pelo Google Docs ao grupo de estudantes professoras do Curso de Pedagogia que já realizaram o estágio curricular nos AIEF, nos anos de 2017 e 2018. No levantamento inicial aproximadamente 20 (vinte) alunas cursaram a disciplina de Estágio Supervisionado no período proposto. Até o momento tivemos o retorno de dez dos vinte questionários encaminhados. O documento foi elaborado no grupo de orientação no Programa de Pós-graduação em Educação – PPGEDu/UNISC, estabelecendo vínculos com as especificidades dos estudos realizados por mestrandos e doutorandos com questões objetivas e dissertativas dividas em cinco blocos: a) Identificação, b) Sobre sua formação acadêmica, c) Sobre sua formação acadêmica para ensinar matemática nos anos iniciais, d) Docência para ensinar Matemática no estágio com os anos iniciais, e) Formação continuada e f) Sugestões. RESULTADO: Até o momento tivemos o retorno de 10 (dez) dos 20 (vinte) questionários encaminhados. Em síntese encontramos os seguintes resultados. No que se refere ao item ‘a’ 80% atuam na Educação Infantil, 100% são mulheres. Nos itens ‘b’ e ‘c’, 80% fizeram o Curso de Pedagogia na mesma instituição e afirmaram ter dificuldades na realização de cálculos básicos envolvendo o conhecimento matemático. Nos itens ‘d’, ‘e’ e ‘f’, destaque no planejamento das aulas para o estágio. Ele deve levar em conta o interesse do aluno, a utilização de materiais lúdicos e livros didáticos como principais fontes de consulta. As participantes, destacaram, ainda, as atividades práticas durante as disciplinas e o apoio das supervisoras e da professora ‘titular’ nas escolas no planejamento e realização das ações de estágio. CONCLUSÃO: Assim, como conclusões provisórias, encontramos prescrições de uma docência centrada na ação do professor: Algumas condutas e modos ‘corretos’ de agir, de ensinar na sala de aula, para alcançar uma educação matemática de ‘qualidade’; A ideia de um currículo linear, ordenado em blocos ou eixos de conteúdo; a ênfase na ‘realidade’ para ilustrar acontecimentos que contextualizam o ensino de matemática. Desse modo, precisamos discutir amplamente a formação de professores no que se refere a docência em Matemática. Colocar no centro de suas reflexões a necessidade de articulação entre os conteúdos estudados, entre as diferentes disciplinas contempladas na formação e unidade teoria/prática como aspecto essencial no aprender a ensinar. Ainda acrescentamos, no caso das professoras que ensinam matemática, que os Estágios e as disciplinas promovem um trabalho colaborativo com as escolas e licenciaturas, produzindo uma docência com características do mundo contemporâneo, se constituindo, assim, num ethos de formação.
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ISSN 2764-2135