CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS EM UM CONTEXTO REMOTO: INTERAGINDO POR VÍDEO COM UMA TURMA DE 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
A leitura, assim como a contação de histórias, tem papel importante no processo de alfabetização e no desenvolvimento do letramento das crianças. Neste trabalho serão descritas intervenções de bolsistas do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Letras com uma turma de 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada no município de Santa Cruz do Sul/RS, nas quais buscou-se proporcionar às crianças experiências com textos literários através da criação de uma série de vídeos intitulada “Baú de Histórias". Acredita-se que o texto literário é indispensável na introdução às práticas de leitura, visto que são textos de fruição, que despertam a atenção da criança, fazendo com que desenvolva também sua escuta. Além disso, o atrelamento com a mídia audiovisual realizado para a contação das histórias visa uma aproximação com a realidade dos alunos que estão inseridos no contexto digital. As histórias foram gravadas em formato animado, divertido e com edições buscando aproximar-se de vídeos disponíveis em plataformas digitais. Para isso, primeiramente, foi feita uma seleção de obras literárias que estivessem de acordo com a faixa etária dos estudantes, entre 6 e 8 anos, considerando também sua fase de desenvolvimento cognitivo e desenvolvimento da leitura. Devido ao contexto em que as bolsistas se encontram, as interações com a turma ocorreram e permanecem de forma remota. O primeiro vídeo produzido foi uma apresentação das bolsistas, propondo que os alunos enviassem um vídeo se apresentando também, sendo uma forma de interagir com eles. As intervenções seguintes foram pensadas a partir de um roteiro, que inicia pela leitura do livro, mostrando sempre a capa, o texto e as ilustrações, recursos importantes a serem associados pela criança durante a leitura. Ao final do texto, sempre há um breve questionamento que estimula a criança a avaliar a obra e a leitura que foi feita. A seguir, é proposto um tipo de tarefa, um registro da interpretação do texto ouvido. Em cada vídeo, buscamos adaptar essa devolutiva à proposta do livro (uma gravação de vídeo, um desenho, uma resposta escrita ou alguma produção que possa ser enviada pela professora) e para que possamos manter a comunicação de forma remota. Visto que a turma estava, até pouco tempo atrás, dividida em dois grupos, em sistema de escalonamento, estipulamos um intervalo de 15 dias entre cada proposta. Com o retorno presencial da turma, de forma integral, as próximas leituras estão sendo pensadas de maneira interdisciplinar, optando por textos que deem mais abertura para produções artísticas e escritas por parte dos alunos.
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ISSN 2764-2135