PROJETO DE UM SISTEMA DE TRANSMISSÃO DIANTEIRA PARA UM VEÍCULO OFF-ROAD DO TIPO BAJA 4X4

Arthur Gassen Geller, Leonardo Nagel de Carvalho, Lucas Adriano Bauer, Luís Eduardo Kaufmann, Vinicius Henrique Schultz, Pedro Arthur Rossa da Silva, Arthur Frantz Machado, Fernando Sansone de Carvalho, Flávio Thier, Jonas Álvaro Kaercher

Resumo


A Equipe Baja de Galpão – UNISC é um projeto de extensão da Universidade de Santa Cruz do Sul que participa de competições promovidas pela SAE (Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade), em que os participantes são desafiados a se organizarem em equipe para desenvolver um veículo off-road do tipo Baja SAE, desde seu conceito, projeto até fabricação para competirem com universidades de todo mundo. Ao longo dos anos, as competições de Baja SAE vem sofrendo uma série de mudanças principalmente em relação a aspectos de segurança em seus regulamentos, porém essas mudanças também vêm de encontro a novas possibilidades e tendências de mercado observadas no segmento de veículos off-road, especialmente os ATV (All-Terrain Vehicle). E uma dessas tendências é a utilização de tração nas quatro rodas nesse tipo de veículo, nos quais os Baja SAE são inspirados. Este trabalho trata do desenvolvimento de um sistema de tração dianteira para o veículo BG21.1 4x4 da Equipe Baja de Galpão – UNISC, a qual está buscando de forma antecipada preparar seu projeto para as futuras competições nas quais será obrigatório o uso de sistema 4x4 nas competições nacionais, e ao mesmo tempo concorrer com seu veículo nas competições internacionais que já tornam o sistema obrigatório. O objetivo geral do trabalho é projetar um sistema de tração para a parte dianteira. O desenvolvimento consiste na escolha do melhor conceito de tração que se adapte aos protótipos já desenvolvidos na equipe, atendimento as imposições de regulamento RATBSB (Regulamento Administrativo e Técnico Baja SAE Brasil) e CDSBSR (Collegiate Design Series Baja SAE Rules), dimensionamento da capacidade trativa dianteira, escolha de materiais e peças OEM (Original Equipment Manufacturer), modelamento CAD (Computer Aided Design), análises por MEF (Método dos Elementos Finitos), análise de possíveis falhas por FMEA (Failure Mode and Effect Analysis) e impactos na dinâmica do veículo. Toda metodologia de desenvolvimento foi baseada na gestão da equipe com uso do SIG (Sistema Integrado de Gestão) e na gestão de projetos da equipe. Como resultados parciais é possível destacar a escolha do sistema de diferencial do tipo “overruning”, uso de correia para transmissão da parte traseira para a dianteira, sistema compacto com a utilização de tulipas, trizetas, semi-eixos e junta homocinética como já usado na transmissão traseira e impactos significativos na ergonomia e sistema de direção se comparados aos protótipos 4x2. E por fim, como entrega final desse trabalho, tem-se a construção de um protótipo a ser feito em bancada para análise final do projeto em termos de funcionalidade antes de ser implementado no veículo de competição.

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ISSN 2764-2135