APRIMORAMENTO DE PESQUISA DE MERCADO PARA CRIAÇÃO DE UM VEÍCULO OFF-ROAD DO TIPO BAJA.
Resumo
A equipe baja de galpão é um projeto de extensão da Universidade de Santa Cruz do Sul. O projeto consiste em projetar, construir e gerenciar um veículo off-road do tipo Baja, participando de duas competições anuais, realizadas pela SAE (Society of Automotive Engineers). As competições promovem a pesquisa cientifica, por meio de apresentações das novas melhorias do veículo, de universidades de todo país. A equipe baja de galpão – UNISC , em 2020, tornou-se campeã da competição Baja SAE Brasil – Etapa Nacional, realizada em São José dos Campos, São Paulo, juntamente com outras Universidades de todo Brasil. Desta forma, mostra-se a importância da equipe em levar o nome da Universidade de Santa Cruz do Sul para todos lugares em que vamos. Nosso objetivo é o aperfeiçoamento do nosso protótipo e pesquisa, assim como a busca por novos patamares para equipe, como para nossa universidade. Para isso, a criação de novas ferramentas, análises, testes, aprimoramento das apresentações e validações são buscadas a todo momento. A apresentação de vendas e marketing, assim como design e ergonomia são etapas de avaliação nas competições, de modo que o veículo, por meio de uma pesquisa de mercado, busque atender os mais diversos requisitos do público alvo, sejam eles os juízes avaliadores ou participantes do mundo off-road. Para que seja possível aprimorar o desempenho da equipe nas etapas de avalição, foi necessário unificar o processo de pesquisa de mercado, que antes ocorriam conflitos entre o protótipo e informações apresentadas nos banners, tendo em vista que as características do veículo eram arbitradas pela equipe e não pela pesquisa de mercado. Desta forma o processo de pesquisa de mercado servirá como guia ao desenvolvimento do design visual do veículo, mas mantendo sempre as características de identidade da universidade.
Os sistemas de design e vendas e marketing são responsáveis pela criação de um veículo off-road que possa ser produzido, sendo o design responsável pelo protótipo das competições, e vendas e marketing na criação de uma empresa fictícia que venda e produza o veículo. Para o nosso futuro protótipo, BG22, estão sendo desenvolvidas pesquisas de mercado para o aprimoramento das apresentações nas etapas regionais e nacionais das competições Baja SAE. Para isso, nossa nova pesquisa de mercado será dividida em diversas etapas, que vão desde a definição da qualidade demandada por nossos clientes até a priorização das alterações e validação delas por parte deles. A pesquisa será feita por meio de uma amostragem por estratificação, em que dividimos o nosso público-alvo em diversas variáveis e classes e buscamos um determinado número de respostas para todas as combinações possíveis. Após a análise e cruzamento dos dados dos clientes com as necessidades da equipe, receberemos um índice de priorização sobre os objetivos do sistema, que advém de feedbacks de competições passadas e pesquisas de satisfação. Após isso, iniciaremos o processo de modificações do protótipo para atender o novo perfil gerado pela pesquisa. A pesquisa será feita com a utilização desses métodos, pois buscamos identificar e atender as diferentes atribuições de todos os clientes possíveis do nosso próximo protótipo, recebendo assim uma média das avaliações e traduzindo-as em gráficos e matrizes que comprovem as causas e consequências de tais reformulações.
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ISSN 2764-2135