APRIMORAMENTO DE PESQUISA DE MERCADO PARA CRIAÇÃO DE UM VEÍCULO OFF-ROAD DO TIPO BAJA.

Vinicius Henrique Schultz, Arthur Gassen Geller, Leonardo Nagel de Carvalho, Lucas Adriano Bauer, Luís Eduardo Kaufmann, Pedro Arthur Rossa da Silva, Arthur Frantz Machado, Fernando Sansone de Carvalho, Flavio Thier, Jonas Álvaro Kaercher

Resumo


A equipe baja de galpão é um projeto de extensão da Universidade de Santa Cruz do Sul. O projeto consiste em projetar, construir e gerenciar um veículo off-road do tipo Baja, participando de duas competições anuais, realizadas pela SAE (Society of Automotive Engineers). As competições promovem a pesquisa cientifica, por meio de apresentações das novas melhorias do veículo, de universidades de todo país. A equipe baja de galpão – UNISC , em 2020, tornou-se campeã da competição Baja SAE Brasil – Etapa Nacional, realizada em São José dos Campos, São Paulo, juntamente com outras Universidades de todo Brasil. Desta forma, mostra-se a importância da equipe em levar o nome da Universidade de Santa Cruz do Sul para todos lugares em que vamos. Nosso objetivo é o aperfeiçoamento do nosso protótipo e pesquisa, assim como a busca por novos patamares para equipe, como para nossa universidade. Para isso, a criação de novas ferramentas, análises, testes, aprimoramento das apresentações e validações são buscadas a todo momento. A apresentação de vendas e marketing, assim como design e ergonomia são etapas de avaliação nas competições, de modo que o veículo, por meio de uma pesquisa de mercado, busque atender os mais diversos requisitos do público alvo, sejam eles os juízes avaliadores ou participantes do mundo off-road. Para que seja possível aprimorar o desempenho da equipe nas etapas de avalição, foi necessário unificar o processo de pesquisa de mercado, que antes ocorriam conflitos entre o protótipo e informações apresentadas nos banners, tendo em vista que as características do veículo eram arbitradas pela equipe e não pela pesquisa de mercado. Desta forma o processo de pesquisa de mercado servirá como guia ao desenvolvimento do design visual do veículo, mas mantendo sempre as características de identidade da universidade.

Os sistemas de design e vendas e marketing são responsáveis pela criação de um veículo off-road que possa ser produzido, sendo o design responsável pelo protótipo das competições, e vendas e marketing na criação de uma empresa fictícia que venda e produza o veículo. Para o nosso futuro protótipo, BG22, estão sendo desenvolvidas pesquisas de mercado para o aprimoramento das apresentações nas etapas regionais e nacionais das competições Baja SAE. Para isso, nossa nova pesquisa de mercado será dividida em diversas etapas, que vão desde a definição da qualidade demandada por nossos clientes até a priorização das alterações e validação delas por parte deles. A pesquisa será feita por meio de uma amostragem por estratificação, em que dividimos o nosso público-alvo em diversas variáveis e classes e buscamos um determinado número de respostas para todas as combinações possíveis. Após a análise e cruzamento dos dados dos clientes com as necessidades da equipe, receberemos um índice de priorização sobre os objetivos do sistema, que advém de feedbacks de competições passadas e pesquisas de satisfação. Após isso, iniciaremos o processo de modificações do protótipo para atender o novo perfil gerado pela pesquisa. A pesquisa será feita com a utilização desses métodos, pois buscamos identificar e atender as diferentes atribuições de todos os clientes possíveis do nosso próximo protótipo, recebendo assim uma média das avaliações e traduzindo-as em gráficos e matrizes que comprovem as causas e consequências de tais reformulações.


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ISSN 2764-2135