AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM E INTERNET DAS COISAS NO AUXÍLIO AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Bruno Soares Vasques, Rejane Frozza, Leonel Pablo Carvalho Tedesco, Danielli Cossul, Liane Mahlmann Kipper

Resumo


Ambientes virtuais de aprendizagem e Internet das Coisas no auxílio ao processo de ensino-aprendizagem

Com a expansão da tecnologia para todas as áreas possíveis e imagináveis, a educação a distância foi uma das mais exploradas e beneficiadas com a implementação de novos instrumentos de aprendizagem. Nesse contexto, a Internet das Coisas (IoT - Internet of Things) é um ramo, em específico, que tem ganhado atenção nos ambientes virtuais de aprendizagem. A partir dos chamados “vestíveis”, é possível conectar usuários de um ambiente virtual de aprendizagem (ambientes que promovem auxílio ao processo de ensino-aprendizagem) aos dispositivos utilizados no dia-a-dia, em especial, àqueles que possuem integração com algum tipo de sensor, como, por exemplo, smartwatchs (relógios inteligentes) e pulseiras digitais. O recurso sensorial é de suma importância, pois permite coletar dados de movimentação, reação e respostas, o que pode auxiliar nas estratégias de ensino disponíveis em AVAs. Neste contexto, surge o conceito de Digital Twins (Gêmeos Digitais), que permite explorar cada vez mais novos meios de agregar os AVAs com recursos que os tornem mais dinâmicos, adaptáveis e personalizáveis, fornecendo experiências diferentes para cada tipo de usuário. É nesse sentido que caminha a pesquisa desse projeto no momento, cujo objetivo é entender como o uso de dispositivos provenientes da IoT pode contribuir com os AVAs, a fim de tornar a experiência educacional o mais eficaz possível. Para tanto, como metodologia, foi realizada uma bibliometria na base de dados Scopus, através do acesso à plataforma do Portal de Periódicos da CAPES, no mês de maio de 2021. Foram utilizados os termos de busca "Digital Twins" e "Distance Education" ou “Education”, tanto individualmente quanto com o operador booleano AND, utilizando como critérios o idioma inglês e obra do tipo artigo científico completo publicado nos últimos cinco anos (2016-2021). Nesta busca, foram encontrados vinte e cinco artigos e, após análise sobre pertinência com o tema da pesquisa, foram escolhidos cinco trabalhos para uma análise mais aprofundada. Também foram realizadas pesquisas no portal da Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) e do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), porém, não foram encontrados artigos relacionados ao tema da pesquisa no período dos últimos cinco anos. Após, os artigos foram organizados com dados referentes aos autores, título, base de dados, periódico e ano de publicação, além de um breve resumo sobre seus objetivos, metodologias adotadas, principais resultados alcançados e conclusões. De forma geral, os artigos analisados relatam pesquisas realizadas com tecnologias já existentes ou desenvolvimento de novos instrumentos de IoT, que têm como objetivos principais a coleta de dados, o monitoramento de emoções e do comportamento dos estudantes. Todos esses dados são direcionados para um objetivo maior que é a personalização do ambiente virtual de aprendizagem, de acordo com as características pessoais do estudante ou, então, para tentar compreender/definir/traçar seu perfil cognitivo, que, posteriormente, será utilizado para aprimorar o sistema de ensino-aprendizagem digital que está em pleno desenvolvimento.


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ISSN 2764-2135